O 14º Prêmio Atabaque de Ouro destaca cultura africana no brasil - TVR USM

Breaking News

O 14º Prêmio Atabaque de Ouro destaca cultura africana no brasil

IULA  vence o Prêmio Atabaque de ouro pela segunda vez 


 Cultura africana, história dos negros no Brasil, roupas e comidas típicos e  muita curimba, assim foi o clima do 14º Prêmio Atabaque de Ouro promovido pelo jornal ICAPRA no último domingo, 23 de setembro. O atabaque de Ouro foi para a bicampeã do Festival, Irmandade Umbandista Luz da Aruanda (IULA) de Duque de Caxias com a cantiga "CABOCLO GIRA MUNDO - A FOLHA FALA QUEM É ", autoria e interpretação de Duda Cigano. Ela também também ganhou na categoria melhor maquiagem com a maquiagem de Helena Leoa.  O Atabaque de Prata ficou com José Carlos de Oxosse com a música: Pade de Exu. Ele também ganhou na categoria: Campeão dos Campeões dos Festivais. O Atabaque de Bronze ficou com o Grupo de Curimba - JPA com a música Velho João. O quinto lugar ficou com a Tenda Espírita Luz de Odara.  O evento foi realizado na quadra da Escola de Samba Grande Rio e contou com participação especial de Tião Casemiro, conhecido como a Voz da Umbanda, Grupo de Pagode Balacobaco, entre outros.
Foram 38 membros trabalhando pela cantiga vencedora, contou o compositor e intérprete Duda Cigano. “Trabalhando muito, somamos esforços por mais de quatro meses. Foi um grande trabalho em equipe. Estamos muito felizes com este bicampeonato”, destacou o intérprete.  

O idealizador do evento, Marcelo Fritz não pode participar do evento por conta da legislação eleitoral, mas ficou muito emocionado com o sucesso do evento. “Parece que foi ontem mas já são 14 anos de Resistência e luta contra a intolerância. Não é fácil perpetuar uma cultura popular como essa diante de tanto preconceito, mas a cada ano mostramos um pouco mais da cultura africana, dos negros e principalmente da origem de todo o povo brasileiro”, ressaltou.

FONTE : TVR USM


O 14º Prêmio “Atabaque de Ouro” também destacou os participantes em várias categorias. O Título: Campeão dos campeões ficou com o cantor e compositor José Carlos de Oxossi, Melhor curimbeiro: Marcelo Passos, A melhor torcida: Tenda Espírita Ogum de Friburgo, Revelação: Tenda Espírita São Jorge Guerreiro de Umbanda, Melhor Festival de 2017: Aldeia de Caboclos de São Paulo, Melhor Intérprete: Beatriz Nascimento, Melhor letra: Juli Salles, Melhor Coreografia: Luz de Odara, Melhor Maquiagem: Melhor Figurino: Luz de Odara. O Pai Ivo de Carvalho recebeu uma homenagem  como Voz veterana do Festival.

Letra do canto vencedor

CABOCLO GIRA MUNDO, A FOLHA FALA QUEM É
Autor/ Intérprete: Duda Cigano – CURIMBA IULA
Toque: Congo

Girou o Sol
Chegou a Lua
Água na Terra, que a Terra fecunda
Ele é quem gira do Xingu à Guiné
Caboclo Gira Mundo, a folha fala quem é. BIS
O uirapuru na açucena
Folha que cura vem lá da Jurema
Cipó-caboclo, urucum, vence-demanda
Girar no Tempo é Zambi quem manda.
Seu Gira Mundo corre gira na Aldeia
Dandá da Costa com alegria clareia
Seiva que escorre cheirando a dendê
Chão de Caboclo Bravo é terra de massapê. BIS
Sua capanga nos traz alegria
Cura que vem no lumiar do meio-dia
À meia-noite de estrelas coroado
Mboitatá seu Gira Mundo é encantado.


Nenhum comentário