A COLHEITA DAS FOLHAS DE OSAYIN - TVR USM

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A COLHEITA DAS FOLHAS DE OSAYIN



Falando neste assunto , vejo muito o fundamento perdido...adormecido ...
É aquela mania que muita gente tem , de plantar as ervas de mais uso em vasinhos . 
Osayin , mora na floresta , na mata minha gente , e todos sabem disso , será pressa , comodidade , preguiça ?

A colheita das folhas deve ser feita com cuidado extremo, sempre em lugar selvagem, onde as plantas crescem livremente. Aquelas cultivadas nos jardins devem ser desprezadas, porque Osayin vive na floresta, em companhia de Aroni, um anãozinho, comparável ao Saci-pererê, com uma única perna e, segundo se diz no Brasil, fumando permanentemente  um cachimbo feito de casca de caramujo,enfiada numa vara oca e cheia de suas folhas favoritas. Por causa desta união com Aroni, Osayin é saudado com a frase seguinte: "Holá! Proprietário-de-uma-única-perna-que-come-o-proprietário-de-duas-pernas!", alusão às oferendas de galos e pombos, que possuem duas patas, a Osayin-Aroni, que não tem senão uma perna. 


Os curandeiros, quando vão recolher plantas para seus trabalhos, devem fazê-lo em estado de pureza, abstendo-se em relações sexuais na noite precedendo e indo à floresta, durante a madrugada, sem dirigir a palavra a ninguém. Além disso, devem ter cuidado em deixar uma oferenda em dinheiro, no chão, logo que cheguem ao local da colheita.


Osayin está estreitamente ligado a Orunmila, o senhor das adivinhações. Estas relações, hoje cordiais e de franca colaboração, atravessaram, no passado, períodos de rivalidade. As lendas refletem as lutas de precedência e de prestígio entre adivinhos-babalaôs e curandeiros. Como estas histórias são transmitidas pelos Babalaôs, não é de estranhar que tenham a glorificar mais Orunmila e os adivinhos babalaôs do que Osanyin e os curandeiros.


Na África, os curandeiros, chamados Olossain, não entram em transe de possessão.


Adquirem a ciência do uso das plantas após uma longa aprendizagem.

No Brasil, as pessoas dedicadas a Osayin usam colares verde e branco. Sábado é o dia que lhe á consagrado e as oferendas que lhe são feitas compõem-se de bodes, galos e pombos. Seus Iaôs, ao contrário daqueles da África, entram em transe mas, nem sempre, possuem conhecimentos profundos sobre as virtudes das plantas. Quando eles dançam, trazem não mão o mesmo símbolo de ferro forjado, cuja descrição foi feita anteriormente. 


O ritmo dos cantos e das danças de Osayin é particularmente rápido, saltitante e ofegante.

Saúda-se o deus das folhas e das ervas gritando-se: "Ewe O!" "Oh! as folhas!".

Osayin em alguns terreiros é saudado como um Gênio que vive na mata é ele o subordinado de Oxossí que dá a autorização para a colheita de folhas e frutos para rituais, já outras casas mais antigas tem Osayin como o Orixá que sempre acompanha Oxossí em suas batalhas enquanto Oxossí é o caçador, Osayin que cultiva as plantas.


É orixá da cor verde, do contato mais íntimo com a natureza. As áreas consagradas a Osayin não são os jardins cultuados de maneira tradicional, mas sim os recantos, onde só os sacerdotes podem entrar, nos quais as plantas crescem de maneira selvagem, quase sem controle.


FONTE : TVR USM

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