A PÁSCOA E O CANDOMBLÉ
No Candomblé não há Páscoa. No entanto, o Candomblé é uma Religião que ensina a nos renovarmos, a nos integrarmos e a nos congraçarmos.
Por isso, desejo a quem comemora liturgicamente a Páscoa, assim como a quem não a comemora, os mesmos sentimentos bons. Que a nossa sociedade consiga se renovar em busca da paz.
Neste aspecto, os religiosos devem ser os primeiros a se comprometer em prol da harmonia fraternal. A guerra é insana. Mais insano ainda, é promover a guerra em nome da religião, como se Deus (tenha ele o nome que tiver), estimulasse a luta entre seus filhos.
Nenhum Livro Sagrado ensina o ódio, o preconceito, nem a intolerância. Nenhuma Cultura Ancestral, através da oralidade, prepara homens a combater homens porque pensam, ou creem de forma diferente.
Que na Páscoa (e depois dela), cristãos, católicos, evangélicos, judeus, ateus, agnósticos, muçulmanos, candomblecistas, umbandistas e todos os demais religiosos e não religiosos, renovem suas concepções na busca de reinventarem a paz!
FONTE : Márcio de Jagun
Nenhum comentário