CONHECIDO COMO NOZ DE COLA , O OBI É UM ELEMENTO DE GRANDE IMPORTÂNCIA .

Conhecido como Noz de Cola, o Obi é um elemento de grande importância para o culto dos orixás, por ser um alimento básico e o símbolo das orações no Orun, seu consumo deve ser precedido de orações.
Obi = Noz de cola. Uma definição que não determina seus vários significados. O Obi ao qual nos referimos é o originário da Africa que é a Noz do caminho = odus, algo equivalente à noz do destino. Uma semente pequena e que faz parte de todos os rituais promovidos na vida de um ser humano, inclusive o ajeje – ritual fúnebre. O Obi é um oráculo complexo e completo, destinado à ritualidade e não à espiritualidade.
Ele, em si, implica em espiritualidade ao come-lo. Dentro do Ifá, o obi representa os quatro pontos cardeais da terra e que tem o poder de gerar o espaço em qualquer circunstância.
Assim jogar o Obi é como se o individuo estivesse fazendo um exercício corporal, jogando-se ao chão aleatoriamente para, a partir daí, extrair a mensagem de Ifá e determinar como “ele” mesmo encontra dentro de seu próprio espaço ou ambiente sagrado para poder descobrir qual resultado do ritual promovido.
É preciso que leve em consideração os odus de Ifá, que estão contidos dentro desse jogo e, para encontra-los, as pessoas especializadas o jogam dentro de uma ritualidade específica. Somente aqueles que possuem conhecimentos sobre os odus de Ifá conseguem ter uma visão ampla do resultado alcançado.
O Obi mais comum de ser encontrado é o de quatro partes, embora a consulta possa ser feita com obi de duas, três, seis ou com dois obis de quatro partes. Quando o Obi é de cinco partes, a quinta é considerada infértil. O que significa que essa parte do obi deve ser mascada e soprada sobre o “assentamento do Orixá” antes de dar continuidade ao ritual de oferecimento do Obi, podendo ser oferecido para Exú ou Iyami.
O oraculo obi também conta com o tempo e o espaço, alcança a consciência de Oludumare e esclarece sobre os elementos utilizados no ritual, sendo impossível fazer um ritual de obi se o individuo que o consulta não sabe o significado dos elementos como efun, osun e iyerosun, animais e plantas, e mesmo o significado do obi, em si, que aparece como testemunho dos infortúnios da vida, cabendo a “ele” a responsabilidade de resolver essas questões a favor dos menos afortunados, desde que despertado seu axé adequadamente.
As orações são modos íntimos de comunicação e os oráculos, dentre eles, o do Obi, são usados para estabelecer diálogos entre os devotos e as divindades, os orixás. Se o homem abrir os braços e as pernas, se encontrará dentro de quatro; as pernas aparecem como a força da estrutura terrestre mantida pela força gravitacional, os braços como elementos que indicam espaço gerado em torno do ritual e a sua Orì, cabeça, dividida em quatro, faz referência às quatro partes que compõem o obi.
O quinto elemento extraído do Obi, que é o embrião ou bulbo, representa seu sacrifício, sem o qual não poderá ser aceito, assim como a quinta parte, oke-orì, alto da cabeça, estabelece vínculo e a extracção da consciência de Oludumare – Orunmila.

COMO É MAIS USADO O ORÁCULO DO OBI
O Obi, depois de ekó, acaçá e água, é o elemento mais usado dentro dos rituais. Além de participar como elemento da própria oferenda, a “ele” cabe a responsabilidade de indicar o resultado do ebó.
O Obi apresentado num ritual, além de servir de alimento à terra na própria oferenda, serve para dar continuidade à vida e equilíbrio à natureza, o que significa a união entre os seres humanos e os orixás. Normalmente, o Obi dos caminhos é usado para obter uma resposta simplificada do resultado – sim ou não como resposta dos orixás e ancestrais – através de uma simples abordagem diante de se ojubo ou “assentamento”.

NASCIMENTO DE ORI
Como a Noz do poder realizador, segue aqui um (relato) sobre o nascimento da orì (cabeça) e revela sua importância dentro do culto.
O relato diz que os orixás se rebelaram e queriam usurpar o Poder e a Sabedoria de Olodumare. Como mensageiro, Exú, levou as reivindicações.
Olodumare Consultou Ifá e foi orientado a enviar para os orixás um obi, que se tornaria poderoso após ser deixado por uma noite numa encruzilhada. Que cada Orixá tentasse abri-lo para demonstrar seu poder.
Ori ainda não possuía forma e mais se parecia com uma ‘porção de qualquer coisa’, era muito pequena, não tinha um corpo e ninguém respeitava.
Para conseguir partir o obi, orí foi procurar Ifá, que a aconselhou a fazer uma oferenda aos odùs para conseguir a força deles ‘todos’. Além disso, orí deveria se espojar na poeira do chão.
No dia seguinte, todos os orixás tentaram partir o obi, mas todos fracassaram, pois o obi enviado por Olodumare era muito forte e resistente. Foi quando chegou orí se espojando na poeira do chão, pedindo para partir o obi. Como ultima alternativa, os Orixás deixaram-na tentar.
Orí espojando na poeira, deixou que o seu peso caísse sobre o obi, que se partiu em seis partes. Os orixás ficaram muito felizes e gritaram Ãré-Ifá! Campeão do Ifá!
FONTE : TVR USM
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