ESTADO DE OGUN - NIGÉRIA CONHEÇA O FESTIVAL DA ORISÁ AYEE UGBOROWO- ODOGBOLU
Aaye é uma deusa do rio Uren localizado ao longo Ayepe Odogbolu que é celebrado uma vez em dois anos em “Aaye Ugborowo” é um das mais s antiga divindade do povo de Ubu Herdade, Agada, Odogbolu na área de Governo Local Odogbolu do Estado de Ogun.
Como resultado de muitos movimentos históricos, tem-se dito que a verdadeira origem de “Aaye Ugborowo”, foram os visitantes de Ile-Ife para Ilisan Remo . Migraram de Ilisan através de Ikenne para Odogbolu quando lhes foi negada água. Após a devida consulta e pedindo água para seus filhos beberem, a fêmea Aaye ficou irritada e virou-se para o rio para seus filhos beberem porque estavam precisando de água.
Ao chegar à propriedade de Ubo, Odogbolu, o macho residia no mato, enquanto a fêmea era bem recebida pelo povo de Odogbolu por causa de sua gentileza. Assim, o Aaye tornou-se a deusa do “Rio Uren” localizado ao longo da estrada Odogbolu Aiyepe, casa de Ubu, Agada Odogbolu.
Desde então, a divindade Aaye atrai uma grande multidão de indigenes e não-indigenes que vêm adorar a deusa e solicitar seu favor de uma forma ou de outra.
A divindade é de suma importância na vida social do povo de Odogbolu e seus arredores. O festival “Aaye Ugborowo” é celebrado uma vez em três anos, sempre em boas sextas-feiras.
O festival é um período de re-união entre amigos, famílias e parentes que estão espalhados por todo o país e além, virou um marco para o encontro de pessoas que não se veem por muito tempo. O que há de tão especial no festival é que a vaca ou ovelha oferecida para o sacrifício geralmente não é abatida; em vez disso, muitas vezes é amarrado e jogado dentro do rio ou enterrado conforme as instruções.
Na Sexta-feira , no meio da noite, a divindade Aaye circula pela cidade em busca de “Paz e Unidade”, mas ela é proibida de ver sua sombra. Tanto homens como mulheres a seguem com orações. No dia seguinte, os “Agbos e Okoro” completam o festival.
“Aaye Ugborowo” é tão antigo quanto o povo ijebu de Odogbolu que, de acordo com a história, se instalou no lugar atual desde o século XV .
Aaye é uma divindade como outras divindades; é bem aceito, não só entre o povo de Odogbolu, mas entre outras comunidades entre eles.Este festival tem grande impacto na vida das pessoas de Odogbolu.
FONTE : Renata Barcelos
Nenhum comentário