HIERARQUIA X RESPEITO - TVR USM

Breaking News

HIERARQUIA X RESPEITO


Em nosso Candomblé o que não faltam são regras e proibições. Todo iniciado desde a passagem de abian precisa de orientação do que se tem a fazer e até onde pode ir na casa durante uma função. 

Palavra que define:TRABALHO... Essa era forma dos antigos ensinar aos abians, yawos, Ogans e Ekedjis, Ebons e etc... Hoje os tempos são outros.... muita informação, muita casa aberta e muito desencontro religiosos também.

Antes de falar em hierarquia religiosa é preciso que tenhamos em mente a exata noção do que de fato é uma casa de candomblé e os significados de ser filhos daquele Àse...
Casa de Candomblé por si só é a expressão máxima dos Òrisás do Patrono do Àse... Sim... porque não tem só o patrono pelo qual o Bàbáloorisa foi iniciado, mas também o Esú o caboclo e todos os outros, pois ase plantado é coletividade, onde de Esú a Osalá comungam com Onilé (a Terra) e por este motivo se diz "fecundar aquele chão" "plantar cumieira", roncó, sabaji e tantos e tantos locais sagrados dentro do espaço destinado ao culto. 

Todo asé tem período de gestação onde depois do processo iniciático trás ao mundo um filho... e assim começa o ciclo... as obrigações e festas da casa... Asé concentra em si a força motivadora e transformadora. 

Muito conhecimento se perdeu nesses anos que não foram repassados... Meio que na contra mão houve também um movimento muito importante de esclarecimentos e crescimento no candomblé. Acredito que, apesar de muitos desencontros é possível sim nos unimos em prol da unificação dos asés... revitalizando Orôs e forma de execução e construindo pontes de tolerâncias ante tantas perseguições e distorções de nossa religião.
Para sermos respeitados como religião é necessário amadurecimento de todo povo do candomblé e que cada um faça sua parte de forma a possibilitar uma nova era, não baseada em achismos e vaidades e sim fundamentada na verdade... mas não adianta esperar a verdade dos outros, temos que por premissa construir e valorizar a nossa própria baseada na coerência, onde agindo assim, estaremos em sintonia com a vontade de nossos Orisás. De que adianta hierarquia sem respeito mútuo? Respeito esse tão necessario para se ter religiosidade, aliás, hierarquia sem respeito só tiraniza e escraviza...

Que Ògun ati Esú proteja e ilumine a todos !!!

FONTE :  Mogbá Sángò

Nenhum comentário