"INICIAÇÃO DE OGANS" - TVR USM

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"INICIAÇÃO DE OGANS"


Vi um assunto que está circulando pelas redes sociais, que é a CONFIRMAÇÃO ou INICIAÇÃO de Ogans e Ekejis, vamos lá, lembrando que não sou detentor da verdade e nem estou aqui para impor isso, apenas falarei com base no que aprendi, bom vamos lá, começando pelo passado e suas heranças históricas orais de como as pessoas eram introduzidas na religião. Os ogà (ogans) sempre foram confirmado, pois assim eram as respectivas iniciações deles. Lá atrás, no passado, muitos nem assentavam Igba-Òrìsà individuais, seus Òrìsà(s) eram cultuados e saudados no Igba do asé, antes disso todos eram apontados ou suspensos, sendo assim os que eram suspensos esperavam a hora e o momento certo para a confirmação, sempre se ouvir dizer que tal pessoa era ogan de yemoja, de Sango, Oyá etc, pelo motivo delas serem apontadas por um Òrìsà em transe, daí o ogan seria um pai do Egbon, tendo dali em diante responsabilidades e obrigações no asé, assim todos passariam a chama-lo de pai. O ato de confirmação é diferente até hoje, o ogan já nasce com seus “7 anos” segundo a tradição deixada pelos nossos Agbas, até porque sua Orí é consagrada a um pré Irunmolé e não aos Eboras e divindades descendentes, os quais provocam o estado de transe nos Ìyáwò(s), por isso é impossível ogans e ekejis se manifestarem, esses não tomam obrigação de um ano, três e sete como os Ìyáwò(s), ele pode entrar quando o seu pai for tomar suas obrigações ou em situações especificas, com rituais pertinentes, Ogan é pai porque nasce pai, mas alguns sacerdotes(isas) dizem que raspam e quando não entram em transe recebe o nome de ogans, mas não são, nunca serão, quem recebe “Osu” são feitos de santo assim como um Ìyáwò e devem realizar suas obrigações como Ìyáwò, já que usou kele, foi catulado pintado etc, suas idades são seguidas conforme suas obrigações, se não fizer, será um iniciado novo de santo e pronto. Isso de que foi raspado pois se “EU” precisar de um ebó, bori etc, a pessoa dá, que isso e aquilo, é bobagem. Ogan não é pai de santo e nem nasceu pra isso, não pode fazer obrigações em ninguém, tem suas funções certas e devem se aperfeiçoar nisso. Algumas pessoas raspadas que não entram em transe se acham os bam bam bam e saem colocando as carroças na frente dos bois, tudo tem a hora certa, após a obrigação de 7 anos o oráculo vai determinar e orientar qual seu título dentro da religião e assim você vai assumir o que lhe foi designado. 

Não é o “virar” que indica uma pessoa feita de santo, ou seja “Adoxu” e sim a iniciação, toda pessoa que carrega “Osu” é Adosu igual Ìyáwò, com exceção os que possuem cargos, mas nunca serão ogans e ekejis, vale lembrar também que ogans não jogam búzios, com exceção dos Asoguns que jogam outros oráculos para a confirmação dos oros. 

Todos merecem respeito, independente de qual cargo ocupe dentro do culto; devemos sempre seguir e respeitar a hierarquia, os ogans são representantes diretos das divindades, os adoxados são pessoas que podem ou não entrar em transe em algum momento, isso é relativo, já os ogans nunca em hipótese alguma passará por isso, e assim permanecerão sempre atentos as suas responsabilidades no asé por isso sempre estarão acordados, no caso os Pejigans, Alagbes, Assogbas etc, contra partida existem alguns títulos que são dados aos Oloyes, cabendo a esses por exemplo: Eperin, Oju Ile, Osupins etc. No caso das Ekejis isso tudo se aplica também, Iyarobas, Makotas etc. 

Existem situações que não foram criadas para tapar o buraco no telhado e nem pra fazer o papel de justificativa, existem coisas que foram decididas lá atrás em épocas antigas e as casas de tradição mantém esse legado que não deve ser mudado.

Ibuwọ mi, Mò Jùbá

FONTE : TVR USM

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