QUERO SAIR DA UMBANDA OU CANDOMBLÉ E AGORA??

Creio que esse assunto seja de extrema importância para esclarecimentos mesmo daqueles que não pensam em sair da religião, mas tem dúvidas ou até mesmo conhecem alguém que passa ou passou por essa situação.
Vemos muitas pessoas de outras religiões vindo para dentro da Umbanda e do Candomblé e nos esquecemos que o caminho inverso também pode acontecer. Antes de tudo você que pensa em deixar a religião precisa parar e pensar qual o verdadeiro motivo que te faz querer tomar outro rumo. Perceba se quer sair porque está achando difícil a caminhada ou se quer sair porque não se dá com o irmão, porque brigou com o dirigente da casa a qual frequenta, se decepcionou com as pessoas ou se realmente não se encontrou na religião.
Se os questionamentos principais forem os iniciais te aconselho a repensar muito bem sobre a sua vontade, afinal, o seu compromisso e devoção se deve aos sagrados orixás e guias, as pessoas jamais devem ser um fator determinante para que escolha seguir outro caminho. Agora se a questão for a de que realmente não se encontrou dentro da religião você tem todo o direito de ir buscar um caminho que te faça sentir completo.
O que acontece é que muitas vezes quando um filho de fé expressa a vontade de seguir outro caminho, caminho este fora da religião é muito comum as pessoas verbalizarem os seguintes argumentos, como por exemplo: CUIDADO COM AS CONSEQUÊNCIAS! NOSSA, ORIXÁ VAI TE CASTIGAR! SE FOSSE VOCÊ NÃO FARIA ISSO PORQUE SUAS ENTIDADES VÃO TE DAR UMA SURRA e tantas outras coisas mais. Com todos esses argumentos o que acontece? A pessoa acaba permanecendo na religião por MEDO e não por amor.
Meus irmãos vocês acreditam mesmo naquilo que cultuam? Se a resposta for sim, pensamentos como esses não deveriam nem passar pela cabeça de ninguém. Pregamos a todos que orixá é vida, natureza, renovação, força superior que nos ajuda viver e dizer que um orixá ou entidade vai castigar alguém apenas por ela buscar novos caminhos vai totalmente contra tudo aquilo que pregamos.
Orixás e guias não castigam. Todas as dificuldades que enfrentamos em nossos caminhos são frutos de nossas próprias escolhas e não devemos responsabilizar a espiritualidade por coisas negativas que possam vir a nos acontecer, até porque, dentro ou fora da religião estamos sujeitos a passar por situações complicadas. O que acontece é que dentro da crença que temos, seja ela qual for, recebemos o conforto de nossa fé para termos força de continuar e buscar melhorar em todos os aspectos pois sabemos que não estamos sós.
Eu acho tão bonito quando uma pessoa sai da umbanda ou candomblé e não renega quem por tanto tempo lhe escolheu e todos deveriam ser assim. TODOS possuem o livre arbítrio de buscar aquilo que acham melhor, mas lembre-se de jamais criticar quem por tanto tempo lhe serviu. Se realmente não encontra a paz que precisa dentro da religião, busque seus caminhos e agradeça a espiritualidade por todo tempo em que esteve presente em sua vida.
Orixá jamais irá castigar, guia jamais irá bater, muito pelo contrário, eles para sempre vão estar guiando os caminhos daqueles que um dia estiveram com eles, até porque o ser humano vira as costas para a espiritualidade, mas a espiritualidade jamais irá virar as costas para um filho.
FONTE : TVR USM
estou saindo por nao tenho muita fe o que eu faco
ResponderExcluirBom dia vc abandonou ou avisou o seu dirigente bwuevia sair ?
ExcluirAmo minha religião sou umbanda mais estou muito chateada quero sai para pensar melhor muitas em muitas coisa que eu fiz
ResponderExcluirGostaria de tirar uma dúvida em particular com a pessoa que escreveu o texto. Como posso? Teria algum e-mail? Obrigada!
ResponderExcluirTambém gostaria de conversar com o mesmo que escreveu esse texto, tirar dúvidas etc...
ExcluirGostaria se falar com a pessoa dor texto Particular pode ser??
ResponderExcluirVou sair porque a mulher do pai de santo inventa fofocana .. e tbm não estou me sentindo bem na religião .. nao desfaço agradeço .. mas prefiro evita
ResponderExcluirEu tbm sair por causa disso. Agora quero tirar tudo de dentro de casa e n sei o que fazer pois já vai fazer 1 ano q n cuido mais.
ExcluirOi eu estou na mesma situação mais não por fofocas, meus exus e pombagiras estao na casa da mae de santo nao sei oque fazer gostaria que alguém me desse um apoio.
ExcluirVc pode pegar tudo que é seu de direito sem briga sem confusão
ExcluirNão ah nada que lhe proíba de fazer isso
Estou lhe dizendo por experiência própria.
Muito bom o texto e bem esclarecedor.
ResponderExcluirMuito sabia suas palavras
ResponderExcluirEu vou sair pq não me encontrei lá busco paz interior e lá não tive infelizmente mais sou grata por tudo.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOi gostaria de falar com vc
ExcluirNão é nem questão de preconceito e de lógica mesmo essa religião é irrelevante! E nem ligo pra opinião contrária.
ResponderExcluirminha namorada quer sair, ela vai fazer isso hj, agr tem que passar por algum ritual ou algo assim? eu tô nervoso... é exatamente agora que ela vai fazer isso
ExcluirBasta ela sair e invocar a proteção do SENHOR JESUS CRISTO! ELE É MAIS PODEROSO DO QUE QUALQUER ENTIDADE OU DEIDADE! INVOQUE JESUS E A VIRGEM MARIA SANTÍSSIMA! SOMOS LIVRES PELO SANGUE DO CORDEIRO DE DEUS! SAÍ DO CANDOMBLÉ PORQUE A MÃE DE SANTO QUIS IMPOR DETERMINADA PROIBIÇÃO PARA MIM E NÃO ACEITEI POIS SOU UMA ALMA LIVRE!
Excluirtem algum tipo de ritual que a pessoa passa pra sair ?
ResponderExcluirE quem é feito de santo no candomblé , adoxado , curado etc .... ?
ResponderExcluirFiz santo há 4 anos , e não fiz obrigações ainda , estou há 10 anos na religião , gastei horrores , e decepção esses 10 anos .... Não queroais isso para minha vida , as pessoas dessa religião não prestam , lamentável .
Parece que a maioria das pessoas da religião são assim.Nao devemos generalizar .Mas sinto assim.
ExcluirTbm sou sacerdote passei 10 anos hoje quero sair da religião tanto por pessoas como pelos proprios espiritos quando mais eu faco mais eles nao estao satisfeito com que eu faco entao cansei e peco ajuda pra saber como devo despachar todos igbas e exus assentados
ExcluirDisse jesus: ninguém vem ao pai se não for através do filho
ExcluirPode procurar alguém pra lhe ajudar vc pode despachar noar ou no mato limpinho
ExcluirCom cuidado pra não quebra nada
E a vida continua
Faça tudo com amor é agradeça a estadia.
Boa sorte
Digo no mar
ExcluirCrente é chato demais, essas igrejas são piores que terreiros uma extorsão só fala em dinheiro, ninguém aqui quer saber sobre vcs pq são chatos e inconveniente nos nem acreditamos na bíblia
ExcluirEm terreiros também existe MUITA extorsão, viu?! Digo isso por experiência própria!!!!!!
ExcluirBoas Noites!
ResponderExcluirO que ocorre, atualmente, é que alguns que se dizem médiuns não têm conduta moral condizente com a Umbanda.
Onde já se ouviu dizer que se faz um trabalho para que o Irmão de Fé saia do terreiro porque você não gosta dele?
Alguns médiuns pedem dinheiro para a assistência, que esses sejam fiadores de suas casas alugadas.
Então, muitas vezes, não saímos da nossa crença, mas vemos muitas casas sem firmeza; e isso, sim, complica a nossa vida.
Axé!
Eu sai faz tempo .pasei a ser envangelico ..
ResponderExcluirParabéns pela coragem...conheço muita gente que não se identificou nessa religião e hoje vive feliz, pois conseguiu se identificar como evangélico...se a fé não te faz sentir livre e em paz, ela custa caro demais.
Excluir🫶🥰🙏
ExcluirEu sou uma prova disso eu entrei num terreiro aqui em Teresópolis e tinha 22 anos de idade e no entanto só tive problemas de infelicidades e
ExcluirGostaria de pedir ajuda.Estou completamente decepcionado.Percebo que no meu caso as pessoas querem controlar todos e tudo.Porem quando as pessoas acreditam eles ficam semi cegas ,porque muitas vezes percebem que ali tem algo que nao condiz com espiritualidade. Um conselho que deixo para aqueles que estao passando plr essa situacao reparem bem em quem contentar seu centro ou terreiro.Eles vao escorregar em algum momento.Quando isso ocorrer apenas saia sem dizer seus motivos.Ajudo uma pessoa e eu nao queria ver a realidade.Sejam felizes e que seus guias espirituais te protejam.axe irmaos.Lembre nao e a religiao e sim as pessoas.
ResponderExcluirSaí da religião, mas não sei o que fazer com imagens que foram lavadas com sangue pelo pai de santo. Como devo me desfazer delas?
ResponderExcluirSou abiã,mas não estou me encontrando na religião ,quero sair ,mas não sei como faço ,fico com medo da reação
ResponderExcluirESTOU NA MESMA SITUAÇÃO QUE A SUA, SOU ABIÃ DE UMA CASA DE SANTO. MINHA MULHER JA É RASPADA DA MESMA CASA DE SANTO,JA TEM 6 ANOS DE RASPADA, ESSES DIAS CONVERSEI COM O PAI DE SANTO E FALEI QUE QUERIA DAR UM TEMPO DA RELIGIÃO PARA PENSAR SE ERA ISSO MESMO QUE EU QUERIA, OQUE ELE DISSE QUE PELA SITUAÇÃO QUE ESTOU PASSANDO É PROVA O ORIXÁ, QUE ORIXÁ NÃO ACEITA QUE PESAM TEMPO PRA ELE, FORA QUE MINHA MILHER TBM FICOU COM CARA VIRADA COMIGO POR EU FALAR QUE EU IRIA DAR UM TEMPO. RESUMO DA CONVERSA, NÃO CONSEGUI DAR MEU TEMPO PARA REFLETIR SE É ISSO QUE EU QUERO, NÃO SAI DA CASA DE SANTO, A MULHER OLTOU AO NORMAL COMIGO, MAS O PIOR É QUE EU NÃO ESTOU ME SENTINDO EM PAZ.
ExcluirAmigo orixás e amor são frações do amor de Deus e se assim são o porque eles iriam achar ruim de você se preservar e ter um tempo pra você olha amigo você não é obrigado a ficar onde não se sente bem por isso existe o livre arbítrio dado por Deus e espírito nenhum quebra o livre arbítrio até porque é dado por Deus duvide se alguma entidade querer te obrigar a ficar onde você não quer ficar até porque Deus é acima de tudo e todos só ele e que. Tem o nosso destino nas mãos espíritos de luz ou qualquer outro estão em busca de evolução espiritual assim como nos .
ExcluirBoa noite, estou assim tenho uma tristeza profunda não sei explicar a terreira era o lugar que amava está mamava ajudar compartilhar parece que foi tira uma coisa de mim . Não tenho coragem de falar pra mim mãe de santo amo ela não quero magoar ����
ResponderExcluirAFF... Seu texto é completamente inútil, não ajuda em nada. A pessoa busca saber como e você só dá sermão.
ResponderExcluirPra mim esse texto e totalmente falho e mentiroso, não sou dessa religião e nem tenho curiosidade em fazer parte,mas minha mãe era mãe de santo a 24 anks atrás e resolveu largar tudo eu ainda era criança mais ela não fe da forma correta que deveria ser feito e vive atormentada até hoje,com encostos terríveis a vida dela e a nossa que somos família virou um inferno então eu digo que tem sim consequências de sair dessa religião o orixa qui ela servia disse encarnado em outra pessoa que minha podia ter abandonado ele mais ele nunca iria abandonar ela até o dia da sua morte
ResponderExcluirPare para pensar, algum espírito de luz evoluído cobraria algo de uma pessoa? Trasformaria a vida da pessoa que saiu da religião num inferno? No meu ver quem age assim são humanos,homens egoístas seres que só querem receber, a luz nunca cobra nada ela doa e liberta da escuridão.
ExcluirEu Não sou da religião, mas meu marido é. Não sou preconceituosa. Mas eu sinto muito medo ultimamente, pois parece que tem algo que não deixa eu me aproximar dele, um bloqueio. Algo inexplicável. Tento ter paz com ele ao meu lado, mas não consigo. O que fazer?
ResponderExcluirMeu marido foi para essa religião e mudou completamente, estamos em processo de separação. Até estava tendo um caso com uma moça de lá. Ele jogou 20 anos da nossa história no lixo. Estou sofrendo tanto.
ExcluirEntão a culpa não é "dessa" religião, se tiver que culpar algué, culpe a seu ex-marido, pois tenho certeza que não foi nenhum espírito tirou o livre arbítrio dele.
ExcluirNão perdi a fé, mas me sinto despreparado em cuidar de meus igbás, não tenho medo de dar as costas, tenho medo de não saber o caminho, meu coração não exulta mais o terreiro onde frequento, não quero me aprisionar a outra senzala, vou seguir com fé nos meus guias e o que eu errar; que eles vejam o que tem no meu coração
ResponderExcluirÉ um caminho imundo sujo quem vai se aliena e destrói as famílias
ResponderExcluirTenho pavor tudo marmota .saiam fora dessa porcaria
Vc não pode generalizar, se a sua experiência não foi boa na casa que frequentou quem não presta são eles e vc, existe muita casa de luz que não faz maldade pra ninguém e ajuda muito os necessitados, mesma coisa na igreja evangélica tem pastor marmota que só pensa em dinheiro e fofoca, o problema são as pessoas não a religião
ExcluirEu mesmo tenho RANÇO de evangélico e prefiro virar ateu que frequenta essas igrejas pq o povo crente é chato demais
Boa noite
ResponderExcluirMeu filho tem 16 anos e entrou nossa.nao tenho nada contra mais tenho medo.se ele quiser sair isso pode fazer algum mal a ele?
Só Jesus é o caminho a verdade e a vida. Estamos orando ao único Deus. Que tire meus parentes desse caminho que não leva ninguém pra ir morar junto com Deus. Entregue sua vida a Jesus.
ResponderExcluirEntão pra quem é leigo e gosta de falar de Deus, pois bem, tanto na Umbanda quanto em qualquer religião de Matriz Africana, DEUS também é um só, o mesmo que o de vocês inclusive! Orixás são forças da natureza, seja Inquince ,seja Vodum e por aí vai, e as demais entidades são espíritos que atuam através de mediuns. Logo pra quem quer sair é simples, faça uma frente bonita pra suas entidades entrega e agradeça, vá a um rio lave a cabeça, mão, pé com sabão de coco e sabão da costa, lave com água todos seus assentamentos e aprontei, e despache (para ser claro) a "pedra" do santo ou entidade de volta a natureza e as demais coisas ou dê pra alguém que irá aproveitar em sua caminhada ou despache também sem quebrar, porque só se quebra quando a pessoa desencarna e vida que segue. Casa é onde seu coração está e se você não se sente bem em uma religião, não é pra você estar ali, então busque um lugar onde vc possa buscar amor no coracão, e se Deus é amor, logo não é Deus, Santo, Caboclo nem Espírito que prega o bem que irá lhe penalizar e seus espíritos não pregam o bem é porque as pessoas mesmos buscam espíritos ruins, uma vez que suas próprias índoles não são boas.
ExcluirParem de ficar culpando religiões pela falta de caráter das pessoas que as seguem e parem de ficar achando a quem culpar pela incapacidade de olharem pra dentro de si e ver que quem trilha nosso caminho somos nós mesmos, com dedicação, amor, fé e mesmo assim não iremos deixar de passar pelos altos e baixos da vida, porque é só assim que evoluímos.
Eu estou saindo de uma casa ... onde não mim sinto bem mas jamais renegarei minha sagrada umbanda 🙏❤️ confio tenho fé mas no momento não quero está mas naquela casa
ResponderExcluirOlá, cheguei nesse blog pela mesma situação de muitos quero deixar a umbanda, faz três anos que entrem pouco tempo,mas entrei por causa da minha namorada e também por espiritualidade mas lá não me encontrei, só recebi xingamentos ao invés de ensinamentos. Nesse meio tempo encontrei a luz que eu procurava a verdade, a gnosis nos verdadeiros ensinamentos de jesus.
ResponderExcluirGostaria de Criar um grupo no whatsapp para nós conversamos a respeito da religião, e como sair e se encontrar na Verdadeira espiritualidade
Olá frequentei por um ano e três meses E Eu estou saindo da umbanda o Pessoal e muito bacana o Pai de.Santo e muito ser humano mais de uns tempos para cá Eu nao estou mais me sincronizando com o terreiro ja avisei por 2x mais elea insistem em me convencerem mais nao adianta pos eu ja pedi licensa para meus orixas ago ago e ja estou na minha escolha de seguir minha vida em Paz e na luz no bem cuidando da minha familia e viver tranquilo la nao tive ejo com nehim irmão e nem um dirigente e só questão de nao ter vontade e nao querer ficar mais hoje Eu firmo a minha decisão!Sairei de cabeça erguida assim como Eu entrei sei de que sou médium de clarividência e sei que a graça de Deus me basta quero viver na Paz e feliz respeito muito todas as religiões inclusive o Sagrado porquê EU sei se eu continuar não estarei completo
ResponderExcluirEu estava com tudo pronto para assentar minha pombagira, más do nada me deu uma angústia eu senti medo de assentar e um dia querer ir embora e não poder, sou uma pessoa que já passou por vários caminhos más toda vez que aparece compromisso eu me afasto porque gosto de me sentir livre, mas a minha pombagira está chateada comigo por causa disso então não sei más oq fazer, Já conversei com muitas pessoas mas a decisão é minha e estou nervosa em tomar essa decisão
ResponderExcluirTriste, eu sou um pai de santo, iniciei filhos porém eles mesmos me destruíram, sempre com inveja, luta por poder que não existe, brigas e rivalidades, poucos me ajudavam pagando suas mensalidades para cobrir as despesas de aluguel, luz,água enfim vendi meu carro para conseguir manter o axe aberto, já fui caluniado, roubado, enganado, agredido de todas formas, sei que não fui perfeito mais sempre fiz meu melhor pelo orixá e pelos filhos do meu axé, sempre cobrei barato a mão dos iniciados e acreditem aceitava receber parcelado cinquenta cem reais por mês, ajudava dando roupas, mercado, dividindo para quem não tinha, sim muitas vezes fui rígido e severo, vim de uma criação assim, me iniciei numa criação de outros tempos, mais nunca faltou zelo, amor e ensinamento, dos meus filhos como disse recebi as piores condições e situações , por isso depois de mais de 8 anos de casa aberta eu estou fechando esse axe e finalizando minha função como sacerdote, saldo da conta bancária negativissimo, problemas de ansiedade e traumas que estou tratando com médicos e terapeutas, lembranças boas mais as ruins predominam, eu decidi guardar meus otás e planta-los em plantas que tenho, doar as louças e despachar o que é pessoal, eu acredito e amo o orixá, mais essa religião transforma as pessoas hoje em dia, virou modinha e acabou o amor e o respeito, tudo é competição, rezam aduras e orikis e a mesma boca calunía e amaldiçoa,ameaçam com feitiços e magias para terem controle sobre tudo, estou em paz com a decisão que tomei e não tenho medo das consequências porque o orixá sonda nosso coração e não precisa palavras, eu chorei muitas noites por tudo que vivi, sofri muito com cada ação que me feriu e por isso sei que estou perdoado por ir embora dessa religião, ela esta se acabando pelas pessoas, até o sagrado se afasta cada vez mais desse ninho sujo que as pessoas criaram na religião, levo comigo minha fé, meus orixás e guias no pensamento e sempre agradecerei a eles, mais a religião para mim acabou, uso da minha fala para dizer se seu coração não sente paz não é seu lugar o meu lugar é aonde posso ser saudável, amado e feliz.
ResponderExcluirMuito obrigado pelo conselho, Sinto muito por você ter passado por essas coisas, Ainda estou no processo de saída me sinto ansiosa e não sei como explicar porque quero sair, Más vou, infelizmente para mim também não é só essa questão de não ter certeza eu também tenho outras questões pessoais e emocionais, Gosto de ir mas para mim infelizmente não dá mais.
ExcluirEncontrei algo que eu me questionava muito, e que bom que isso nos deixa mais aliviadas, as pessoas impõe tantos obstáculos, que por medo a gente continua em algo, onde nossos corações não quer mais está, eu não me sinto mais bem na religião não me encontrei, depois de alguns anos, eu sempre me questionava em diversas coisas, só depois de adulta que comecei a sentir que eu não estava, onde eu realmente queria estar, e sou grata pela proteção que me deram, mas faz tempo que o meu coração não quer mais continuar ali.
ResponderExcluirboa tarde,estou saindo da religião por falta de ffe me falaram uma coisa e e outra,estou saindo e voltarei para minha religião catolica e seguir certinho e preciso despachar minhas guias assentamentos e tudo que tenho, posso deixar na estrada em um local de mata floresta.
ResponderExcluir