TERREIRO DE CANDOMBLÉ NA BAIXADA FLUMINENSE , RECEBEM ALUNOS DA UFRJ , PRA ASSISTIREM UMA AULA RITUALIZADA EM HOMENAGEM AO ORIXÁ XANGÔ.

TERREIRO DE CANDOMBLÉ NA BAIXADA FLUMINENSE , RECEBEM ALUNOS DA UFRJ , PRA ASSISTIREM UMA AULA RITUALIZADA EM HOMENAGEM AO ORIXÁ XANGÔ.
De um lado os Alunos do Curso de História da UFRJ , rompendo as barreiras da sala de aula , do outro lado Candomblecistas do Terreiro Ilê Àsé Oyin Omi Oguian , abrindo as portas do seu Àsé pela primeira vez, para alunos da Academia.
O Evento e Ato ritualistico acontecerá no próximo dia 29 de junho , ás 16 horas no Ilê Àsé Omi Oyin Oguian, localizado no bairro de Piabetá em Magé , na Região da Baixada Fluminese do Rio de Janeiro.
Segundo o Sacerdote Anderson D Oxoguian, mais conhecido carinhosamente como Papaizinho , se sente muito honrado em receber alunos de uma Universidade em seu Egbé ( Comunidade ) coincidentemente agora que os casos de intolerância religiosa no RJ, vem aumentando assustadoramente. Pai Anderson ainda diz ,que tem tudo a ver a área da Educação, pois é o único meio de orientar a sociedade a laicidade do País , o ensino as crianças e jovens são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade igualitária , justa e de uma vida digna .
O Ilê Àsé Omi Oyin Oguian , um terreiro de Matriz Africana e foi todo preparado pela sua finada Iyalorisá ( Mãe ) Ya Nitinha D Oxum , uma verdadeira líder e Dama do Candomblé Fluminense, fez história e era muito influente nos meios artísticos, políticos e culturais de diversos Estados da Federação.
Este Terreiro tem suas raizes ligada a Matriz , que fica localizado em Miguel Couto , Nova Iguaçu , o Àsé de Miguel Couto /Engenho Velho , casa de Finada Iya Nitinha D Oxum, onde sua neta a Iyalorixá Debora D. Oxum,agora herdeira administra a Comunidade.
O Evento ainda conta com a participação do Inter locutor do Fórum Inter Religioso do Rio de Janeiro e da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Estado do RJ , o Babalawô Prof. Dr. Ivanir dos Santos que palestrará para a Plateia a temática “ Intolerância Religiosa, uma Ameaça a Democracia Brasileira “ e também do Promoter de Midia Afro , Yango , Diretor da Rede Social Agen Afro , a Agência de Noticias de Casos de Intolerância do RJ , que mostrará a importância da Mídia Afro, dos movimentos sociais religiosos a favor do combate e as caminhadas realizadas e sua concepção , além da Recepção aos convivas .
Depois de um breve relato aos acadêmicos sobre o Terreiro e suas dependências , feito pelo Pai Anderson , os alunos do Curso de Historia , da Disciplina Intolerância Religiosa , assistirão o ritual chamado “ Amalá de Xangô” , que será uma aula prática , autentica e ao vivo , onde será explicado sua finalidade básica. Após um jantarzinho para as comemorações finais.
FONTE : AGEN AFRO
Nenhum comentário