AS RELIGIÕES TRADICIONAIS DA ABOMEÇA

As religiões de Abomey podem ser comparadas às do antigo Egito, Grécia ou Roma. Eles não devem ser confundidos com bruxaria. Os missionários cristãos ajudaram a dar uma idéia precisa dessas religiões tradicionais, embora alguns deles as tenham condenado sem nuances e destruído objetos de arte como máscaras. No fon, acredita-se na existência de uma alma imortal ("Lindon ou se") que se encontra na terra dos mortos com parentes e amigos falecidos no meio de seus bens: roupas, utensílios.
Os deuses: Adoramos muitos deuses. Suas atribuições e importância variam consideravelmente. Acima deles, está o casal criativo Lissa-Mahou, Ser Supremo, Deus Criador. Ele compartilhou as forças do mundo entre seus filhos, os deuses secundários chamados "vodu", que agem sobre as coisas e os destinos humanos.
Sègbo-lissa corresponde ao sol e Mahou à lua. Sua adoração vem da região de Doumè e data de Tégbessou; bem como a maioria dos cultos a seguir, cujas divindades são mais frequentemente invocadas porque são mais fáceis de acessar.
Hêviesso: deus do trovão, raio. Ele é representado por um carneiro e seus fiéis carregam um machado de lâmina dupla.
Sakpata: Deus da varíola. A floresta de Ganlôzoun Tindji é dedicada a ele. Os Fon deram a ele o lugar de honra entre os deuses da terra, "ayivodoun".
Dan Aïdowedo: O arco-íris; ligação entre o céu e a terra. Representa fertilidade, riqueza. Ele é representado nos baixos-relevos com as cores sagradas: vermelho, azul e branco.
Dangbé: A cobra Python: seu culto foi importado do reino de Houeda. Ele é dono de um famoso templo em Ouidah.
O mar: (Hou) vodoun agindo através dos gênios marinhos: "Agbé e Avlékété".
Gou: deus dos ferreiros, guerreiros, caçadores, ele é muito popular.
Tohossou: "o rei das águas", vive em nascentes, lagoas, poços. São monstros: crianças mortas, filhos de reis mortos jovens ou malformados. O mais famoso é Zomadonou, filho de Akaba. Preserva deformações monstruosas.
Os Ninsouhoué: representam ancestrais a quem se deve a veneração.
Os gêmeos: Hoho são reverenciados.
Lègba: deus negativo, provocando quem voluntariamente se opõe aos homens, as intenções da providência. Para evitar seus erros, todos trazem ofertas a ele. É representado na forma de um monte de terra tendo a forma humana.
Kinlinsi é a deusa da bruxaria. Sua casa é em Abomey-Calavi.
O culto ao vodu foi varrido na América pelo tráfico de escravos.
Os adivinhos e oráculos:
O Bokonon, bem diferente do mago que os europeus entendem, é o sacerdote dos Fâ, o oráculo que permite conhecer o futuro do destino dos homens. Esta ciência veio de Ifè, Nigéria. Foi introduzido no reino de Abomey na época de Agadja. Bokonon geralmente conhece as drogas e as virtudes das plantas.
Os sacerdotes do vodu, os frades, os fiéis são treinados em conventos onde realizam um noviciado.
Fon usa encantos e amuletos chamados "Bô"
Sou djeje.
Sou djeje.
FONTE : Autor desconhecido
Nenhum comentário