JOÃOZINHO DA GOMÉIA - DE FILHO DO TEMPO A REI DO CANDOMBLÉ NO RJ
KarmaCírculus Teatro e Pra Toda Obra Arte e Produção apresentam
"Joãozinho da Goméia - de filho do tempo a Rei do Candomblé"
Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Salvador já sentiram de perto a energia da nossa homenagem ao Pai Joãozinho da Goméia. Estamos de volta a capital do RJ em curtíssima temporada. Imperdível!
Sobre o espetáculo:
Baiano de Inhambupe, no interior da Bahia, João viu sua vida se transformar quando ainda criança foi à cidade de Salvador em busca da cura para uma doença que o atormentava. Iniciou sua trajetória religiosa em 1931 e levou a dança dos Orixás para os palcos de teatros de Salvador. Em 1946 mudou para o município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, onde alcançou poder e fama e se tornou o mais importante babalorixá da história do candomblé no Brasil.
Figura polêmica, Joãozinho da Goméia era negro, homossexual, artista e apaixonado pelo carnaval. Não tinha papas na língua e muito menos medo de ser ousado e revolucionário dentro da religião. Era considerado um homem a frente de seu tempo, que não se envergonhava de ser homossexual na homofóbica Bahia do início do século XX, pai-de-santo que afrontava os princípios de que homens não podiam “receber” o Orixá em público, tornando-se famoso pela sua dança; vestia-se de mulher para brincar carnaval. Para Átila Bezerra, autor e diretor do espetáculo, a montagem resgata uma história pouco conhecida, mas de extrema importância para a cultura afro-brasileira:
" Muito feliz de circular pelos palcos do país ajudando a propagar uma história de vida tão importante para a cultura brasileira. Neste momento tão retrógrado que o nosso país vive, onde figuras importantes continuam sendo perseguidas e apagadas, ver a figura do João sendo expandida através do nosso trabalho, de livros, documentários e chegando até a Sapucaí no carnaval de 2020 não tem preço".
João foi responsável por enfeitar as festas no terreiro e também é dele a ideia de bolos decorados nas festas de santo. Popularizou a religião atraindo importantes nomes da cultura, da política, de toda a alta sociedade brasileira, que saíam de suas zonas de conforto e viajavam até a Baixada Fluminense para consultas e orientações com o Babalorixá. Joãozinho da Goméia atraiu também a atenção da imprensa e se tornou responsável pelo crescimento do candomblé no país.
Eparrey Oyá!
Okê Arô!
FICHA TÉCNICA:
Texto e direção: Átila Bezerra
Com Átila Bezerra
Música e figurinos: Drika Rodrigues e Tauana Faria
Iluminação e ambientação: Jon Thomaz
Fotografia: Antonio Dourado
Arte: Lucas Bileski
Produção executiva: Pra Toda Obra Arte e Produção - Flávia Eloah Barsan
23, 24, 28, 29, 30/11 e 01/12
Quinta a sábado as 19h30
Domingos as 18h
Duração: 60 min
Ingressos: R$ 20,00 inteira R$ 10,00 meia
Classificação indicativa: Livre
Estacionamento gratuito no local.
FONTE : Facebook
Nenhum comentário