"NÃO CONFUNDA: ORUNKÓ COM DIJINA !!!! - TVR USM

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"NÃO CONFUNDA: ORUNKÓ COM DIJINA !!!!

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A única nação que tem dijina é a nação Angola.
Para quem não sabe .....

O filho na nação angola , quando é iniciado (a) é batizado pelo seu zelador (a) com um nome referente ao seu Inkisse !!

Todos os filhos (as) da casa irá chamar o filho (a), por sua: DIJINA .
Dijina não é segredo para ninguém .....
Seria o nome de batismo !!

Dijina, só ganha o iniciado (a) "FEITO (a)".
Abiãn !!! Na nação Angola "" NÃO" tem dijina.
KETÚ !!! Não tem dijina
EFON !!! Não tem dijina
JEJE !!! Não tem dijina

Os filhos (as) iniciado (feito ) da nação : KETÚ , EFON , JEJE, são chamados por sua ordem de barco.

Nesse caso recebe o nome de "Barco de iywaô".

Quando entra para fazer o santo sozinho será chamado de Dofono (homem) ou Dofona (mulher), por ser o primeiro e único.

No caso do barco, o primeiro iyawô será chamado de Dofono, o segundo dofonitinho, o terceiro será chamado de Fomo, o quarto de Fomutinho, o quinto de Gamo, o sexto de Gamutinho, o sétimo de Vimo, o oitavo de Vimutinho.

_____________ ORUNKÓ ____________

.O Orunkó significa em Yorubá “nome”, sendo que no Brasil tem o mesmo sentido, porém ele é mais usado para descrever o nome do Òòrísá

E esse tem uma enorme importância, o Iyawô só nasce a partir do dia do nome, onde o Òòrísá pronúncia seu segredo em alto e bom som, ele é sua essência, de sua vida.

Todas as nações KETÚ , ANGOLA , EFON, JEJE, os Òòrísás griyam, no dia da saída de Iyawô, seu ORUNKÓ .

ORUNKÓ !!!!!!!! Seria o seu CPF !! Único !! Ninguém tem igual !!!!!!!!!!!!!!!!
EXEMPLO : Filhas de Òsún Opará , muitas ....

Mas cada um com o seu Orunkó !! Cada um com sua energia !! Cada um com seu verdadeiro nome !!!!! Seu zelador (a) alimentou diretamente ...... Òsún Opará com este C P F (ORUNKÓ).

Trocar de asé ....

Só por muita necessidade !!!!!!
O novo zelador (a) exigirá o seu ORUNKÓ...
Você tem a obrigação de dizer !!!! Você não está confiando desta nova pessoa por a mão na sua cabeça ??? O que era segredo , deixa de ser segredo.

Já vi duas ou três maneiras de “tirar " o Orunkó , e isso vai de àse para àse; o sentido do ato é o mesmo.

Nosso Orunkó é eternizado em um àse, pois ele é citado em muitas obrigações e, quando temos casa aberta, ele se torna ainda mais importante, pois tanto ele quanto o Orunkó de nossos antepassados são citados, como uma forma de demonstrar que os atos e ensinamentos que estão sendo passados têm fundamento, tem hierarquia, que não viemos do nada. Também tem a função de agradecer aqueles que tanto se dedicaram para que hoje possamos desfrutar dessa religião tão mágica e especial.

O Iyawô deve saber o que significa o seu Orunkó, assim ele pode entender melhor seu próprio destino. Outra coisa que acontece são os “apelidos” que são usados dentro da casa de santo, por exemplo: Quem é de Ògún, chamamos de Ogunssy, quem é de Òsùn, Oxunssy...

Essa terminação, ssy, vem de "sì" – que significa "adorar" em yorubá, ou seja, quando chamamos alguém de Oxunssy, na verdade estamos chamando de 'Adorador de Òsún', iniciado a Òsún, ou seja, é uma forma carinhosa, não confunda com Orunkó.

FONTE : Iyalorisá Marli T'Sangô

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