ONI’SÁ AROLE ESÁ AKUERAN – ANCESTRAL EGBORÁ DA DIVINDADE - TVR USM

Breaking News

ONI’SÁ AROLE ESÁ AKUERAN – ANCESTRAL EGBORÁ DA DIVINDADE




Igba imonlé Osoosí

AKÚERAN ou AKERAN é um título de um determinado caçador, cujo o qual foi divinizado transformando-se em ODE AKERAN. Este “caçador ancestral” é o único reverenciado nos Ritos do ÌPADÉ cerimônia de caráter privado, no qual é denominado de ESA'KERAN. Alguns dos antigos dizem que este era o único caçador que fornecia “alimento” aos ÒRÌSÀ FUNFUN e que foi o primeiro a receber das mãos de OBÀTÁLÁ o ÌRÙKÈRÈ – símbolo dos sacerdotes e reis. Muito tem se questionado quanto a sua existência ora entidade, ora simplesmente um título de ODE. Se desmembrarmos esta palavra a mesma revelaria o seguinte: A KÚ ERAN que significa:


A – usado como um prefixo para um verbo formar um substantivo.


KÚ – v.i. Morrer


ERAN – subs. Carne, polpa, besta animal.


A etimologia da palavra nos levaria a interpretar aquilo que todos os caçadores são – “matador de animais”. Algumas linhagens ou ramas não o iniciam e consagram em noviços, apenas consagram seus tributos e sua morada é individual, isolada dos outros caçadores. Suas principais oferendas consistem em ofertar-lhe carne crua. Mas veremos mais adiantes que o Esá Akeran aceita outros tipos de comidas secas que podem e devem ser ofertadas sempre para agradar e apaziguar nossos ancestrais Alaketu.


O culto do Esá Akeran é um culto muito antigo, na época dos escravos se perdeu muitos costumes. O que fazemos em relação a este é o que aprendemos com nossos antepassados, e que foi mantidos nas casas tradicionais.


ORIN ÒRÌSÀ:
O SI O NILE ÀGA O
O SI ‘LE R’IGBÓ AKERAN
ENIYN ARA’WA D’OROSUN
OMOR’ODÉ
AWA DE LOKO
ASÉ IBAIYN
O SI O NI ‘LE ÀGA
O SI ‘LE R’IGBÓ A IMÒ RÒ


Cânticos não se traduzem e sim se interpretam: “AKERAN esta no trono de nossa Terra, esta na floresta, por isso mantemos a tradição e o saudamos” significa que toda vez que ele retorna da floresta para o trono de nossa Terra, este nos trás “caça e fartura”.

Nenhum comentário