KAVUNGO EM ANGOLA É CHAMADO DE KAVUNGO, KINGONGO, NSUMBU, KAFUNGÊ.•
Divindades (Mahamba) consideradas Deuses da terra para nós de origem Bantu.
Kavungu = Mistérios.
Ngana Kia Kavungu (Senhor dos Mistérios).
* Kavungo - Aqui tudo que nasce depende da terra para viver e mesmo depois é na terra que acontece a transformação enquanto a vida continua inalterada. Por tudo isso está ligado às doenças e epidemias, possui caráter vingativo e às vezes inconsequente, quando sua vontade não é atendida.
Está intimamente relacionada com os processos das epidemias, segundo conceitos Bantu, entretanto, também está sob seus domínios à cura para estes males, atuando como verdadeiros médico para as comunidades Bantu. Alguns o tem como pobre e ligado à morte, quando na verdade ele é o Senhor da terra, que a todos mantém, a todos sustenta e tudo transforma em vida.
Agem também interferindo positiva ou negativamente nas doenças da pele e dos ossos e nas emanações do corpo físico como morbidez, dores e outros males como a varíola, catapora, sarampo, sendo que muito de suas ervas sagradas atuam nas curas destes males.
Manifestam-se diretamente no baço e atuam sobre os ossos dos seres humanos.
* Nsumbu -É equivalente ao Orixá Ntoto dos Yorubás.É o Nkisse da terra, aquele que dá em nome da terra e tira em nome da mesma, devolve a terra o que lhe pertence, os cadáveres sepultados fazendo a decomposição deles, pois o ser humano veio da terra e para ela voltará,se esconde debaixo da terra e anda pela mesma, dificilmente se desprende dela.
As Oferendas para esse Nkise é entregue a terra, sendo assim ele não admite erros quanto a suas oferendas e cuidados em seu assentamento não virando na cabeça de ninguém.
É um Nkisse pouco conhecido, pois na nação Angola se dedica um grande respeito e sigilo no culto a essa divindade, onde só os mais velhos participam de seu culto, escolhendo a ser consagrado sempre um mais novo de responsabilidade e de boa conduta na religião para perpetuar as suas liturgias, conhecendo um pouco dos segredos, incluindo seus rituais e festejos abertos ao público chamado de kokwana (a tradicional festa dos alimentos) festejando assim as boas colheitas, a fertilidade da terra, a saúde na comunidade e louvando os kakurukas (os mais velhos).
*Kingongo - É o Nkisi guerreiro, lutador e mais velho, é o sábio, o feiticeiro, guardião. Porém, tem varias regência e influências rege o funcionamento do organismo, a dor que sentimos pelo mau funcionamento dos órgãos, por um corte, queimadura ou traumatismo. A ele devemos a nossa saúde. Trata do interior, mas cuida também da pele e de suas moléstias.
Pertence a ele a regência dos cemitérios, pois é o Nkisi que vem para buscar o espírito desencarnado. É ele que vai mostrar o caminho, servir de guia para aquele espírito. Daí sua ligação com os mvumbi (mortos), pois é ele quem vai cuidar do corpo sem vida.
Kingongo está presente no nosso dia-a-dia, quando sentimos dores, agonia, aflição, ansiedade. Está presente quando sentimos coceira e comichões na pele. Rege também o suor, a transpiração e seus efeitos. Rege aquele que tem problemas mentais, perturbações nervosas e todos os doentes. Rege os mutilados, aleijados, enfermos. Ele proporciona a doença, mas principalmente a cura, a saúde. É o Nkisi da misericórdia.
É o conhecedor dos mistérios da cura, das doenças do corpo e da alma e ele é o Nkisse que protege as comunidades contra as epidemias.
As suas cores são o preto e branco ou o vermelho e preto.
É dono da Segunda-feira e rege o caminho dos Nvumbis (egúns).
Sua comida é a pipoca, chamada de doború.
Sua fruta é a fruta pão.
É sincretizado a São Roque e São Lázaro.
A kizila de Kavungo é o quiabo, ele odeia desigualdade social, odeia o abuso de autoridade
Kavungo rege a argila, o calcário e o barro.
A parte do corpo onde ele atua são as células.
Kavungo é representado pelos insetos e pelo carangogi.
Suas folhas são:Canela do velho, balaio do velho, mamona branca e folha de banana.
Personalidade dos filhos de Kavungo:
Os filhos de Kavungo são pessoas ranzinzas, muito dedicadas a família, sempre muito preocupadas com o bem estar do outro e que sempre têm problemas ligados a questões de saúde físicas. Passam a vida se doando, são apegadas a bens materiais, mas dividem muito seus lucros e presenteiam a quem gostam, pois adoram dar presentes, reclamam muito, mas só da boca pra fora. Fazem questão de mostrar força externa, mas estão sempre buscando a felicidade. Confiam muito nos amigos e quase sempre se decepcionam com as amizades.
Os filhos desse Nkisse trazem fortes traços físicos de sua influência.
Nenhum comentário