DE SUBURBIA A MARIA EGIPCÍACA: RAINHA ERIKA JANUZA DIZ QUE "O CENÁRIO DE TODA MULHER PRETA É MATAR DOIS LEÕES POR DIA". - TVR USM

Breaking News

DE SUBURBIA A MARIA EGIPCÍACA: RAINHA ERIKA JANUZA DIZ QUE "O CENÁRIO DE TODA MULHER PRETA É MATAR DOIS LEÕES POR DIA".

 

Entrevista foto e texto:  Michele da Costa

No ensaio de quadra da Unidos do Viradouro nesta última terça, 24 de janeiro de 2023, nossa correspondente Michele Costa entrevistou a rainha de bateria, Érika Januza, que estrelou o sucesso de "Suburbia" na TV Globo, destino do personagem que perpetua a saga do enredo da escola, o qual a rainha ao ser indagada, cria um desfecho de que "Toda mulher preta, já nasce tendo que enfrentar dois leões por dia".

Qual o link do empoderamento da Rainha Érika Januza para com a personagem da homenageada, Rosa Maria Egipcíaca? 

- "O Fato da Rosa ter sido uma mulher escravizada, traz às nossas origens uma vivência de vida de reconstrução, e ela teve lá no passado, então, eu acho que é da saga de toda mulher negra, enfrentar dois leões por dia, e pelo fato de ter lutado um pouco mais, todos os dias só, por ser negra , ela nasceu e passou por dores que como mulher, preta, criou forças para ter a história que tem hoje".

Sobre a fantasia, Érica buscou guardar segredo, porém deu spoiler sobre detalhamento do que podemos esperar:

- "Olha não posso dar muito spoiler, se não vão brigar comigo, mas ela será leve.

Já comecei a experimentar, mas perto do que foi no carnaval passado, ela está mais leve. Uma dica de quem está produzindo a fantasia este ano, será a estilista Michelly X, lá em São Paulo, e olha, ela  é uma escolha perfeita, está fazendo seu melhor, já experimentei, gostei muito de tudo, espero que o público goste e que seja um ponto a mais no desenvolvimento da escola, para ajudar no quesito e garantimos êxito neste carnaval. Já está chegando nos finalmente, eu posso dizer que ela vai ser bem leve".

Sobre a preparação, aulas de sambas e alimentação, érika responde: 

- "Sempre digo que a minha preparação são os ensaios, porque eu sou uma rainha que gosto de estar presente na escola, acho que faz toda diferença, assim, vou conseguir entregar no dia do desfile o melhor samba no pé, mas estou malhando muito com releção ao ano passado,  estava fazendo personagem, contudo, estava muito Magrinha, eu estava com 10 quilos a menos, agora eu consegui recuperar esses Kilos e me sinto mais preparada.

Hoje mesmo eu estava falando que o vestido que estou usando, no ano passado ele estava largo, e por isso me sinto feliz. Tenho certeza de que terei muita disposição para atravessar Sapucaí.  Acho mais importante do que físico, o samba no pé e o entrosamento com a comunidade".

Sobre as homenagens que ela tem feito nos ensaios de ruas,  trazendo menção às rainhas de baterias anteriores, da importância de reverenciar a memória, dispondo de total humildade:

 - "Ano passado, fiz algumas homenagens a grandes mulheres, grandes nomes do carnaval, não consegui homenagear todas, até porque, são tantas.

Fiz poucos ensaios durante o mês de janeiro, e esse ano resolvi homenagear a própria Viradouro, honrando a história da escola que abriu as portas pra mim. Uma escola tão rica de histórias, e o meu desejo é trazer a narrativa da própria escola, de uma forma bem singela, eu acho que foi a forma que eu encontrei, por mais que seja a mais simples, de retribuir a cada domingo, me caracterizando aos enredos daqueles determinados anos que eu escolhi trazer na lembrança.



Nenhum comentário