ESTREANTES COMO GOVERNADOR E PREFEITO NA LAVAGEM DO BONFIM, JERÔNIMO E BRUNO REIS COMEMORAM VOLTA DO FESTEJO POPULAR: 'CELEBRAÇÃO DE FÉ'
Milhares de baianos vão às ruas para celebrar um tradição de quase 280 anos em Salvador.
![]() |
Governador, prefeito e autoridades participam de ato na igreja da Conceição — Foto: Enaldo Pinto/Ag. Haack |
Estreantes na Lavagem do Bonfim, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), participaram nesta quinta-feira (12), da tradicional Lavagem do Bonfim.
Os dois participaram do culto ecumênico na Basílica Nossa Senhora Conceição da Praia e em seguida saíram em direção à Colina Sagrada, caminhando os 6,6 km de distância.
Na saída, governador e prefeito tiveram dificuldade para enfrentar a multidão que esperava do lado de fora da Basílica da Conceição da Praia. No Bonfim, ambos receberam o tradicional banho de água de cheiro.
Estreia pós pandemia
Eleito em 2020, Bruno Reis participa pela primeira vez da caminhada como prefeito de Salvador, já que em 2021 e 2022 a lavagem foi cancelada por causa da pandemia de Covid-19. O prefeito destacou que desde criança costuma a participar da celebração.
![]() |
Prefeito Bruno Reis participa de ato na Conceição — Foto: Malu Vieira |
"A expectativa é grande, a emoção também. Sou um homem de muita fé e foi a fé que me ajudou a chegar onde cheguei. Faço esse percurso desde menino, mesmo antes de comecar a vida pública. Essa é uma das festas mais populares da nossa cidade e é uma celebração da fé", disse.
Apontado como teste de popularidade dos políticos, Bruno foi cumprimentos do público. Ele ainda relembrou o período da pandemia da Covid-19, que fez com que a Lavagem do Bonfim e outras festas tradicionais da Bahia fossem interrompidas durante dois anos.
![]() |
Bruno Reis na lavagem do Bonfim — Foto: Max Haack/Ag.Haack |
"Só tenho a agradecer ao Senhor do Bonfim por nos ter dado, ao longo desse período, sabedoria para enfrentar momentos difíceis como o da pandemia, podendo retomar os eventos abertos e com grande participação popular", disse.
"Vamos agradecer pela sabedoria para enfrentar momentos difíceis, como foi a pandemia. E peço para que o Senhor do Bonfim nos ilumine para a gente seguir construindo uma cidade casa vez melhor", completou Reis.
Pouco antes da saída do cortejo, Bruno Reis confirmou que mudará parte do secretariado para a segunda parte do mandato, iniciada em 2023.
"Não vou anunciar nomes agora, mas já temos muitas mudanças definidas. Vai ser uma mexida boa no time", afirmou. Na Colina, Bruno Reis tomou o tradicional banho de água de cheiro.
Estreia com 12 dias de mandato
Governador Jerônimo Rodrigues e a primeira dama Tatiana Velloso — Foto: Enaldo Pinto/Ag Haack
Diferente de Bruno Reis, no cargo há dois anos, Jerônimo Rodrigues é governador da Bahia há apenas 12 dias. O governador recebeu muitos acenos e pedidos para fotos.
"Muita emoção. A emoção vai ser suficiente para que essa caminhada nos dê força para cuidar do povo da Bahia pelos próximos quatros anos. Darei o meu melhor. Confie. E podem confiar. Que senhor do Bonfim vai nos proteger", disse já na Colina.
Na chegada ao Bonfim, Jerônimo recebeu o tradicional banho de água de cheiro dado por uma baiana. Na quarta-feira (11), o governador foi um dos fiéis que participaram da procissão nas ruas da Cidade Baixa. Jerônimo Rodrigues segurou o andor da procissão e participou da procissão marítima.
Nenhum comentário