REI MOMO RECEBE AS CHAVES DA CIDADE E CARNAVAL COMEÇA OFICIALMENTE NO RIO - TVR USM

Breaking News

REI MOMO RECEBE AS CHAVES DA CIDADE E CARNAVAL COMEÇA OFICIALMENTE NO RIO

 

Eduardo Paes entrega chaves ao Rei Momo — Foto: Gabriel Barreira

Prefeito Eduardo Paes entregou as chaves ao Rei Momo, Djferson Mendes da Silva. Cerimônia contou com a presença de outros integrantes da corte do carnaval carioca.


O carnaval foi declarado oficialmente aberto na cidade do Rio nesta sexta-feira (17). A tradicional cerimônia da entrega das chaves, feita pelo prefeito Eduardo Paes ao Rei Momo, aconteceu no início desta tarde no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul.

Antes do início da solenidade, pernas-de-pau se apresentavam no pátio do Palácio. A banda da Guarda Municipal também tocava marchinhas de carnaval. Um show da bateria da Acadêmicos da Grande Rio está previsto durante a cerimônia.

O Rei Momo Djferson Mendes da Silva, de 34 anos, abre a folia ao lado da Rainha, Mari Mola. Eles receberam a chave ao lado de duas princesas, Monalisa Lucia Souza de Carvalho e Rhuanda Monteiro Risso.

Mari Mola e Djferson estreiam como Rei e Rainha neste ano. Antes, Mari desfilava como Musa da Paraíso do Tuiuti.

Corte do carnaval carioca de 2023, eleita na noite de sexta-feira (16), na Cidade do Samba — Foto: Divulgação/Riotur/Alexandre Macieira

Com a abertura do carnaval, os primeiros blocos oficiais vão às ruas ainda nesta sexta (17). O bloco Carmelitas está previsto para desfilar nas ruas de Santa Teresa a partir de 13h.

Como surgiu Rei Momo?


A figurinha do Rei Momo surgiu no carnaval brasileiro de 1933, no Rio. Um cronista do jornal A Noite apresentou aos carnavalescos a figura de um boneco que era feito com papelão e sugeriu que ele se tornasse o comandante da folia.

No ano seguinte, então, começou uma campanha para a escolha de um rei que fosse de carne e osso, e não papelão. O gorducho redator Moraes Cardoso ganhou a competição para ser o Rei Momo. Seu reinado durou por 14 anos, acabando somente em 1948.

Na mitologia grega, Momo é filho do sono e da noite, além de ser o rei da zombaria, do delírio e da irreverência.



Fonte : G1

Nenhum comentário