15 DE NOVEMBRO UMA DATA ESPECIAL PARA O POVO BRASILEIRO, PARA NÓS RELIGIOSOS DE MATRIZ AFRICANA ESPECIALMENTE OS PERTENCENTES A "NDANJI" JUNSARA - TVR USM

Breaking News

15 DE NOVEMBRO UMA DATA ESPECIAL PARA O POVO BRASILEIRO, PARA NÓS RELIGIOSOS DE MATRIZ AFRICANA ESPECIALMENTE OS PERTENCENTES A "NDANJI" JUNSARA



15 de novembro uma data especial para o povo brasileiro, para nós religiosos de matriz africana especialmente os pertencentes a "ndanji" Junsara esta data se torna ainda mais significativa e emblemática pois também marca a iniciação daquela que hoje ocupa o cargo de liderança da Casa Matriz da Ndanji Junsara.

Nascida Iraildes Maria da Cunha em 26 de junho de 1953, a Nengua a Mesoegi foi iniciada aos seis meses de vida e consagrada ao Nkisi Kidembo, no dia 15 de novembro de 1953.
Desde criança a Mesoegi conviveu com as principais lideranças religiosas do Terreiro Tumba Junsara, absorvendo todos os ensinamentos dessa convivência.



Em novembro de 1994 Mesoegi assumiu a posição de líder máxima da casa matriz, o Terreiro Tumba Junsara tornando se a matriarca de uma das principais e mais importantes "ndanji" do candomblé Congo/Angola.
Nestes 70 anos dedicou todo amor aos mikise o seu combustível de vida, com uma trajetória dedicada a religião de matriz africana e ao candomblé Longo/Angola, tem todo seu legado e história vinculada ao centenário Terreiro Tumba Junsara onde vivi desde ainda criança.
Rogamos a Nzambi, tatetos Kawungo e Kidembo, todos os Mikisi e aos Caboclos que lhe proporcione muitos anos de vida com saúde, para que possa seguir firme nos guiando e norteando essa importante raiz do candomblé Angola.

Nossos respeitos e reverências a nossa Matriarca Nengua Mesoegi.

Nenhum comentário