RJ - AOS 105, OGÃ MAIS VELHO DO BRASIL, QUE AJUDOU A FUNDAR 50 TERREIROS SÓ NO RIO, GANHA FILME E EXPOSIÇÃO SOBRE SUA VIDA
Há quase um século dedicado à religiosidade de matriz africana, Luiz Bangbala segue como testemunha viva de tradições que moldaram o país.
Ogã mais velho do Brasil, Luiz Bangbala, aos 105 anos, é homenageado com filme e exposição sobre sua vida e contribuição para as tradições afro-brasileiras. Sua trajetória como líder espiritual é destacada, revelando sua importância na preservação da cultura.
Luiz Angelo da Silva é vascaíno e salgueirense. No mês passado, ele esteve pela primeira vez no estádio de São Januário, em São Cristóvão, sede do seu time do coração, e na quadra da escola de samba pela qual torce, na Tijuca. Poucos dias antes de completar 105 anos, fez as duas visitas para gravar imagens do documentário “Vida na fé — matriz africana: edição Bangbala”, que será lançado com exposição homônima no próximo dia 27, no Centro Cultural dos Correios, no Centro. O filme e a mostra — que vai permanecer no espaço cultural por dois meses e depois seguirá para a Baixada Fluminense — retratam a trajetória do ogã mais velho em atividade no Brasil.
Nascido em 1919
Mais conhecido como Ogan Bangbala, Luiz é um respeitado ogã, personagem que desempenha papéis importantes nas casas de culto de matriz africana. Sua função principal é tocar instrumentos de percussão, como atabaques, e comandar os rituais, inclusive fúnebres, além de organizar e manter a ordem dos terreiros. Nascido em 21 de junho de 1919, em Salvador, na Bahia, Bangbala teve sua iniciação religiosa bem cedo, aos 14 anos, no terreiro de mãe Lili de Oxum. Ainda jovem, veio para o Rio e se estabeleceu na Baixada, no bairro Shangri-lá Rosa, em Belford Roxo, onde mantém o terreiro Asé Shangrilá.
Apesar da idade avançada, ainda participa de todas as atividades do terreiro, tocando instrumentos que ele mesmo faz, como xequerê (cabaça envolta por rede de contas), berimbau e atabaques. Além dos rituais, onde também canta os pontos em iorubá, é presença constante nos cursos que acontecem nos fins de semana, quando repassa aos mais jovens conhecimentos acumulados ao longo dos anos. Também costuma ser convidado para terreiros em vários estados e eventos acadêmicos. De poucas palavras, Bangbala resume o segredo de viver muito e bem:
— Fazendo o que gosta — se limita a dizer.
— Ele não tem colesterol alto ou diabetes. Só toma remédio para a pressão e para o coração, que já está meio fraco, em função da idade.
Sua saúde foi posta à prova durante a pandemia, quando pegou Covid-19. Mas, apesar da febre alta e do comprometimento de quase 50% do pulmão, se recuperou sem sequelas. No ano passado, passou mal em casa e chegou a ficar internado durante sete dias. A falta de oxigenação no cérebro comprometeu um pouco a memória. Hoje, tem dificuldade de organizar as ideias, mas consegue se lembrar até de passagens da juventude, como quando trabalhou em uma companhia aérea.
O emprego não foi suficiente para fazê-lo superar o maior medo: viajar de avião. A única vez que entrou numa aeronave foi em maio de 2017. Bangbala estava na Bahia quando recebeu a notícia da morte da grande amiga e líder espiritual, a ialorixá Beatriz Moreira Costa, a Mãe Beata de Iemanjá, aos 86 anos. Como já tinha se comprometido a comandar a cerimônia fúnebre, não teve como escapar do voo. O mesmo temor faz com que venha adiando há cinco anos o recebimento de uma homenagem prometida pelo governo da Nigéria.
— Dizem que é seguro (viajar de avião), mas eu não confio — desconversa.
Vaidoso, recebeu a reportagem em seu terreiro, ao lado da equipe que organiza a exposição e o documentário, vestindo calça e camisa brancas de linho, relógio dourado e sapato bicolor (preto e dourado). Sem esquecer, óbvio, das guias.
No armário, guarda uma coleção com mais de 15 relógios e mais de 30 pares de sapato. Bangbala, no entanto, é muito mais do que pode fazer supor o homem vaidoso de idade avançada que não descuida da aparência. Para Anderson Bangbose, babalorixá e curador da exposição, se trata de uma figura crucial na construção de grandes terreiros tradicionais do Rio e de Salvador, além de ser a perfeita tradução do griô (o indivíduo que detém e divulga a memória de sua comunidade).
— Bangbala é uma das heranças das nossas tradições e das nossas sabedorias ancestrais mais importantes. Ele virou um grande ogã, sabe muito bem as tradições Jeje, Ketu e Angola, as cantigas e os rituais — define o babalorixá Ivanir dos Santos.
Fonte : O Globo
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