RJ- REI MOMO RECEBE AS CHAVES DO RIO, E CARNAVAL É DECLARADO ABERTO NA CIDADE
![]() |
Paes entrega chaves da cidade ao Rei Momo e declara aberto o carnaval — Foto: Reprodução/TV Globo |
Cerimônia marca o início oficial do carnaval na capital fluminense.
O prefeito Eduardo Paes entregou, nesta sexta-feira (28), as tradicionais chaves da cidade ao Rei Momo Kaio Mackenzie, marcando oficialmente a abertura do carnaval no Rio. A cerimônia foi realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul.
A Rainha do carnaval 2025, Thuane Werneck, e as princesas Rhuanda Monteiro e Jéssica Almeida também participaram do evento.
"Anotem, cariocas e visitantes, aquele que vai comandar o Rio de Janeiro até a Quarta-feira de Cinzas. Não me procurem, procurem o Rei Momo. Nem o 1746 vai funcionar, busquem esse cidadão aqui com essa coroa, que ele está mandando no negócio todo", brincou Paes.
"E com isso, eu passo a chave para o Rei Momo e sua Rainha, para que ele decrete aberta a maior de todas as celebrações".
A Corte Real será a responsável por comandar a folia nos próximos dias, marcando presença nos principais eventos carnavalescos da cidade.
Em 2024, Paes sancionou um decreto que tornou obrigatória a cerimônia de entrega das chaves da cidade do Rio de janeiro ao Rei Momo, garantindo que essa tradição seja mantida nos próximos anos, sem possibilidade de interrupção por futuros prefeitos.
![]() |
Abertura do carnaval no Rio — Foto: Reprodução/TV Globo |
Como surgiu o Rei Momo?
A figurinha do Rei Momo surgiu no carnaval brasileiro de 1933, no Rio. Um cronista do jornal A Noite apresentou aos carnavalescos a figura de um boneco que era feito com papelão e sugeriu que ele se tornasse o comandante da folia. A existência do Rei Momo completa 90 anos em 2023.
No ano seguinte, então, começou uma campanha para a escolha de um rei que fosse de carne e osso, e não papelão. O gorducho redator Moraes Cardoso ganhou a competição para ser o Rei Momo. Seu reinado durou por 14 anos, acabando somente em 1948.
Na mitologia grega, Momo é filho do sono e da noite, além de ser o rei da zombaria, do delírio e da irreverência.
Por : Ana Paula Santos
Nenhum comentário