CORPO DE PRETA GIL SERÁ CREMADO EM CERIMÔNIA ÍNTIMA E FECHADA - TVR USM

Breaking News

CORPO DE PRETA GIL SERÁ CREMADO EM CERIMÔNIA ÍNTIMA E FECHADA

A opção de cremação foi um pedido da cantora à família; despedida será à tarde, no Rio

Após o velório aberto ao público, no Theatro Municipal do Rio, nesta sexta-feira (25), das 9h às 13h, o corpo de Preta Gil, que morreu aos 50 anos, no domingo (20), será cremado em uma cerimônia fechada e reservada aos amigos e familiares da cantora no Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, zona portuária da cidade. A opção de cremação foi um pedido da cantora à família, segundo a assessoria de comunicação de Gilberto Gil. Quem confirmou com a assessoria de comunicação do local que a cerimônia íntima acontecerá na capela ecumênica 1, das 15h às 17h.

A reportagem apurou ainda que o corpo de Preta Gil está previsto para chegar ao Rio de Janeiro na manhã desta quinta (24). Chegando à cidade, seguirá para o laboratório do crematório, onde será preparado para o velório nesta sexta (25).

"O Crematório e Cemitério da Penitência informa que, após o velório de Preta Maria Gil Gadelha Moreira no Theatro Municipal do Rio, o corpo da artista será levado à capela ecumênica do nosso cemitério por volta das 15h, onde ocorrerá uma cerimônia de despedida exclusiva para familiares e amigos próximos até às 17h. Após esse momento, o corpo de Preta Gil será encaminhado para cremação. Nossa solidariedade à família e amigos de Preta que mostrou a todos a alegria de viver", informou a assessoria através de um comunicado enviado à IMPRENSA.

Já foram velados na mesma capela Ney Latorraca, Françoise Fourton, Milton Gonçalves, Marli Sampaio (mãe da promoter Carol Sampaio), MC Marcinho, Aracy Balabanian, Gloria Maria, Elizangela, e Pedro Paulo Rangel, entre outros. O custo da capela é a partir de R$ 5.500 mil, dependendo do tipo de serviço contratado.

Hora do adeus

A capela ecumênica 1 do Crematório e Cemitério da Penitência é tipo anfiteatro com 150 poltronas. Oferece serviço de cerimonialistas que atendem os pedidos da família ou do responsável pelo velório antecipadamente. Um software comanda o momento da despedida que tem, atualmente, seis opções de vídeos com mais de mil imagens e música, com duração de cinco minutos.

Há uma projeção de imagens (da natureza), com sons e luz e chuva de pétalas de rosa, disponível a todos que optam pela cerimônia na capela 1 como a família Gil. Antes, a cerimonialista faz uma leitura de texto e um músico toca na cerimônia. A profissional fica à disposição da família para realizar seus desejos. Já houve roda de pagode, coquetel e uma festa de 15 anos com direito a valsa e tudo.

A capela também conta com uma sala para a família com frigobar, banheiro privativo e antessala com sofá, onde é possível descansar durante o velório. O diferencial fica por conta da automação das capelas, que permite que as famílias, por meio de um tablet, escolham as cores das luzes das paredes e do teto, a temperatura da sala, o volume e o repertório de sons (da natureza, canções da MPB, gospel, clássicas e católicas), entre variadas opções.

No espaço, há ainda um painel eletrônico na entrada com o nome de quem está sendo velado, no caso o de Preta Gil, e uma TV de LED que poderá exibir fotos ou vídeos previamente selecionados pelos familiares no menu ou de momentos vividos pela cantora.

"Acreditamos que a história de cada um é única e, por isso, fazemos de tudo para tentar atender os últimos desejos da pessoa e de sua família. A ideia é sempre passar a mensagem de que estamos juntos com a família para o que precisarem", conta Karla Belchior Monielly, CEO do Crematório e Cemitério da Penitência.

Capela ecumênica — Foto: Divulgação





Morte

Preta Gil morreu no último domingo (20), nos Estados Unidos. A cantora, compositora, empresária e atriz tinha 50 anos de idade e estava em Nova York, onde passava por um tratamento experimental para tratar o câncer.

Preta foi diagnosticada em 2023 com um câncer colorretal que entrou em remissão no final do mesmo ano. Meses depois, a doença voltou mais agressiva: com dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter.

Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, Preta deixa um filho, Francisco Gil, de 30, e uma neta, Sol de Maria, de nove. Deixa também um legado de luta contra o racismo, pelo direito das mulheres e da comunidade LGBT+, e pela autoaceitação e amor-próprio.


Por : Carla Neves

Nenhum comentário