RJ - RESSACA INTERDITA ORLA DO LEBLON, DESLOCA 'ACADEMIA' E CARRO, E DESTRÓI PORTÃO DE PRÉDIO; VÍDEO - TVR USM

Breaking News

RJ - RESSACA INTERDITA ORLA DO LEBLON, DESLOCA 'ACADEMIA' E CARRO, E DESTRÓI PORTÃO DE PRÉDIO; VÍDEO

 


A ressaca levou à interdição dos dois sentidos da Avenida Delfim Moreira, a principal da orla do Leblon, na Zona Sul do Rio, por volta das 16h desta terça-feira (29).

O mar cruzou as duas pistas chegou a danificar um portão de um prédio, como mostram imagens 

Um carro que estava estacionado no canteiro central e um equipamento de ginástica fixado no calçadão foram deslocados pela força da água (veja nas imagens abaixo).

Não há relatos de feridos.


Ondas de até 3,5 metros

A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca, com início às 9h desta terça-feira (29) e término previsto para as 21h de quinta-feira (31). Durante o período, as ondas no Rio de Janeiro podem atingir entre 2,5 e 3,5 metros de altura.

A Comlurb realiza a limpeza da via para retirada de areia acumulada na pista. No sentido Copacabana, o desvio pode ser feito pela Rua Bartolomeu Mitre; no sentido Leblon, pela Rua Henrique Dumont.

Carro foi arrastado por ressaca no Leblon — Foto: Raoni Alves

Portão de prédio foi danificado pela água do mar — Foto: Raoni Alves

Orla do Leblon interditada pela ressaca — Foto: Ben-Hur Correia

Ressaca no Leblon: equipamento de ginástica na praia foi deslocado com a força da água do mar — Foto: Ben-Hur Correia

Ressaca no Leblon — Foto: Ben-Hur Correia

Recomendações de segurança

A Prefeitura orienta que a população evite o banho de mar e a prática de esportes aquáticos durante o período de ressaca. Também é desaconselhado permanecer em mirantes ou locais próximos ao mar.

Outras recomendações incluem:

Não pedalar na orla se as ondas estiverem alcançando a ciclovia;

Pescadores devem evitar navegar;

Em caso de acidentes no mar, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e não tente resgates por conta própria.

O COR reforça que os frequentadores das praias devem seguir as orientações das equipes de salvamento e ficar atentos aos avisos oficiais.

Ciclovia Tim Maia fechada

A Prefeitura do Rio de Janeiro fechou preventivamente a Ciclovia Tim Maia, que margeia a Avenida Niemeyer, entre Leblon e São Conrado, na manhã desta terça-feira (29). O bloqueio por segurança foi motivado pelo alerta de ressaca emitido nesta segunda (28) pela Marinha.

Na capital, pelo menos 3 árvores caíram com a força do vento nas ruas Cosme Velho; Professor Antônio Maria Teixeira, no Leblon; e na Pedro Bolato, na Barra da Tijuca.

Na segunda, em Niterói, um grupo que praticava canoa havaiana foi arrastado pelo vento mar adentro na Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica. Pelo menos 12 pessoas que remavam não conseguiram voltar à areia e pediram socorro. O resgate mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e contou com o apoio de surfistas que estavam na água.

Previsão do tempo

Apesar da ventania e da ressaca, a chuva e a nebulosidade não serão significativas no estado nesta terça-feira, e em algumas áreas o dia já começa com sol e sem chuva.

Na Região Metropolitana do Rio e na Região dos Lagos, há possibilidade de chuvisco em pontos isolados, mas aos poucos o sol também aparece.

As temperaturas caem durante o dia, com máxima de 21°C à tarde e mínima, no fim da noite, de 16°C na capital.

Nesta quarta-feira (30), com a redução da nebulosidade, o dia vai começar mais gelado. Mesmo com sol, as temperaturas não sobem muito, com máxima de 22°C na capital.

Os ventos diminuem de intensidade, mas ainda poderão ocorrer rajadas de até 50 km/h. Já o mar continua com ressaca, com ondas de até 3,5 metros.

Pelo menos até o próximo sábado (2) o sol predomina em todo o estado e não há previsão de chuva em nenhuma região. As madrugadas serão frias, e as tardes só esquentam mais na sexta e sábado, mas ainda abaixo dos 30°C.

Ressaca atinge a orla do Rio nesta terça-feira (29) — Foto: Raoni Alves

Ressaca leva areia da praia do Leblon para o calçadão nesta terça-feira (29) — Foto: Raoni Alves

Ressaca atinge a orla da Zona Sul do Rio — Foto: Raoni Alves 


Por Raoni Alves

Nenhum comentário