RJ - CARTÃO JAÉ SERÁ OBRIGATÓRIO NOS TRANSPORTES MUNICIPAIS DO RIO À PARTIR DE HOJE (02)
A partir do próximo sábado (2), o cartão Jaé passará a ser o único meio de pagamento aceito nos ônibus, BRT, VLT e vans da cidade do Rio de Janeiro. O novo sistema vai substituir o Riocard para os usuários do transporte público municipal.
Segundo a prefeitura, o objetivo é modernizar a bilhetagem e ampliar o controle sobre os subsídios pagos às empresas.
Mesmo com a proximidade da mudança, muitos passageiros ainda têm dúvidas sobre o funcionamento do novo cartão. Até as 17h desta última segunda-feira (28), apenas 43% das viagens foram feitas com o Jaé, segundo a Secretaria Municipal de Transportes.
Metrô
O cartão também será aceito no metrô a partir de 2 de agosto. A concessionária informou que todos os outros meios de pagamento que já são aceitos no sistema continuam funcionando.
Porém, é preciso atenção porque alguns benefícios tarifários só funcionarão com cartões específicos.
A tarifa social ou Bilhete Único Intermunicipal (BUI) funcionarão apenas com o Riocard. Se o passageiro é elegível e utiliza algum desses benefícios, deve continuar usando o cartão para não perder os descontos tarifários.
As integrações com os ônibus municipais e o BRT serão mantidas no Riocard para quem estiver habilitado no BUI e na tarifa social.
Caso o passageiro utilize o Bilhete Único Carioca, precisará do cartão Jaé para garantir a tarifa integrada nos ônibus municipais e no BRT. A integração com as vans funcionará apenas com o cartão Jaé.
Vou poder usar o Jaé no metrô, na Supervia e nas Barcas?
Não. A Prefeitura do Rio e governo estadual ainda não fecharam acordo para integração dos transportes e cartões.
Nenhum comentário