RJ - CACIQUE DE RAMOS: VEJA QUANDO SERÃO OS DESFILES DE 2026, COM HOMENAGENS A BIRA PRESIDENTE - TVR USM

Breaking News

RJ - CACIQUE DE RAMOS: VEJA QUANDO SERÃO OS DESFILES DE 2026, COM HOMENAGENS A BIRA PRESIDENTE

 

Nova versão do carro alegórico do Cacique de Ramos, com escultura de Bira Presidente — Foto: Amanda Prestes/Divulgação

Completando 65 anos, um dos blocos mais tradicionais do Rio, o Cacique de Ramos terá três desfiles no carnaval de 2026. Os cortejos serão marcados por homenagens ao fundador do grupo, Bira Presidente, que morreu ano passado, e virou nome inclusive de um dos circuitos de desfiles no Centro do Rio.

O Cacique de Ramos desfila no domingo, segunda-feira e terça-feira de Carnaval. A concentração inicia às 17h. A previsão de desfile é às 19:30h ou a partir da determinação da Riotur.


Domingo de Carnaval: 15 de fevereiro de 2026

Segunda-feira de Carnaval: 16 de fevereiro de 2026

Terça-feira de Carnaval: 17 de fevereiro de 2026


O desfile do Cacique de Ramos no carnaval de 2026 marca dois momentos históricos: o primeiro carnaval do bloco sem a presença de Bira Presidente e a estreia do Circuito Bira Presidente, que passa a identificar oficialmente o tradicional percurso dos blocos.

Neste ano, o Cacique apresenta o tema "Bira Presidente: O Show Tem Que Continuar". Entre as novidades está a ala Eu Sou Cacique, que realiza seu primeiro desfile e integra o conjunto de homenagens ao fundador. Ao todo, sete alas compõem as Alas Reunidas do Cacique neste carnaval.

O desfile contará com o tradicional carro alegórico, desenvolvido especialmente para esta edição, com decoração integralmente dedicada a Bira Presidente.

Alegoria do Cacique em homenagem a Bira Presidente — Foto: Amanda Prestes/Divulgação

A alegoria traz duas esculturas. A principal, representa Bira Presidente com seu inseparável pandeiro, em tamanho natural, instalada em uma estrutura aérea com mecanismo giratório, permitindo sua visualização ao longo de todo o percurso. Ao fundo da alegoria, integra a composição a segunda escultura: um busto indígena com cerca de 4 metros de altura, desenvolvido em engrenagem dobrável para permitir a passagem do carro sob os viadutos do percurso.

A peça apresenta pintura corporal geométrica nas cores vermelho, preto e branco, cocar estruturado com iluminação integrada e acabamento cenográfico compatível com o desfile noturno. Na parte central do carro estão posicionados os pedestais da Rainha e das Princesas do Carnaval do bloco.

A bateria contará com cerca de 250 ritmistas. A ala de camisas Cura Ressaca também participa da homenagem, trazendo a imagem de Bira Presidente. A identidade visual do desfile é marcada pela logomarca do tema, criada pelo carnavalesco do bloco, André Cezari.

A abertura do desfile será marcada pela execução da música "A Última Folha", composição de Evandro Alves em homenagem a Bira Presidente, integrando o conjunto de referências musicais dedicadas ao fundador.


Nenhum comentário