A VERDADE SOBRE ABIAXÉ!!!!

1 – Abiaxé é aquele que nasceu dentro do terreiro, cujo parto se deu no axé, e isso hoje é quase impossível por todos os motivos que sabemos.
2 – Abiaxé é aquele que a gravidez só foi descoberta quando a mãe estava no roncó sendo iniciada/raspada, o que também é muito raro hoje.
Caros leitores da pagina omo orisas eu tenho visto que muitos confundem as coisas e dizem que basta a criança estar no ventre quando a mãe tomar qualquer obrigação para aquela criança ser considerada um abiaxé.
Isso não é verdade, a condição de abiaxé é ímpar e rara.
Não é em jogo que se vê isso, é na própria circunstancia do nascimento que se determina o abiaxé.
Tambem é fato que um abiaxé deve ser raspado como qualquer outro filho, afinal, quem passou pelos oros de iniciação foi a mãe, e por este motivo, o abiaxé deve ser iniciado normalmente, raspado e tudo mais.
Muitos também dizem que o abiaxé conta o mesmo tempo de iniciação da mãe. Isso tambem é uma inverdade, as obrigações de tempo não são dadas tendo como base o tempo cronológico.
As obrigações de tempo obedecem a um tempo diferenciado, é o tempo do axé, e neste tempo o que vale é o aprendizado individual da pessoa, antes de dar obrigação é preciso saber se aquela pessoa está apta a tomar obrigação, se ela aprendeu alguma coisa do axé que a habilite a ingressar em novos mundos de aprendizado do axé, e isso tem seu tempo pra cada pessoa. Em minha casa toma obrigação o filho que estiver apto para o mesmo!
Obrigação de tempo (01, 03 e 07) são passagens de níveis de responsabilidades com o Egbé (família).
Se as Casas de Axé respeitassem este detalhe não teríamos tantos problemas na religião com pessoas que desconhecem a liturgia e o sagrado da nossa cultura religiosa (desabafo meu, desculpe).
Por tanto, um abiaxé deve percorrer o mesmo caminho dos demais, ser inciado, aprender, dar obrigação de tempo e só depois ser um mais velho (egbomi). Abiaxé não deve
se valer dessa condição para ser um pulador de etapas ou furador de ronko....
se valer dessa condição para ser um pulador de etapas ou furador de ronko....
Quem tomou obrigação foi a mãe! O eleda que recebeu adoxo e teve a abertura de bérin foi o da mãe!!!! O Irumolé da mãe é quem veio a publico gritar seu orukó!!!! A criança não!!!!
Tambem não existe adoxar o umbigo da mãe! Isso é Loucura.
FONTE : TVR USM
Concordo plenamente, perfeito esclarecimento tbm aprendir assim, vc está de parabéns 👏🏿👏🏿👏🏿
ResponderExcluir