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A VERDADE SOBRE ABIAXÉ!!!!

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1 – Abiaxé é aquele que nasceu dentro do terreiro, cujo parto se deu no axé, e isso hoje é quase impossível por todos os motivos que sabemos.

2 – Abiaxé é aquele que a gravidez só foi descoberta quando a mãe estava no roncó sendo iniciada/raspada, o que também é muito raro hoje.

Caros leitores da pagina omo orisas eu tenho visto que muitos confundem as coisas e dizem que basta a criança estar no ventre quando a mãe tomar qualquer obrigação para aquela criança ser considerada um abiaxé.

Isso não é verdade, a condição de abiaxé é ímpar e rara.
Não é em jogo que se vê isso, é na própria circunstancia do nascimento que se determina o abiaxé.
Tambem é fato que um abiaxé deve ser raspado como qualquer outro filho, afinal, quem passou pelos oros de iniciação foi a mãe, e por este motivo, o abiaxé deve ser iniciado normalmente, raspado e tudo mais.
Muitos também dizem que o abiaxé conta o mesmo tempo de iniciação da mãe. Isso tambem é uma inverdade, as obrigações de tempo não são dadas tendo como base o tempo cronológico.
As obrigações de tempo obedecem a um tempo diferenciado, é o tempo do axé, e neste tempo o que vale é o aprendizado individual da pessoa, antes de dar obrigação é preciso saber se aquela pessoa está apta a tomar obrigação, se ela aprendeu alguma coisa do axé que a habilite a ingressar em novos mundos de aprendizado do axé, e isso tem seu tempo pra cada pessoa. Em minha casa toma obrigação o filho que estiver apto para o mesmo!

Obrigação de tempo (01, 03 e 07) são passagens de níveis de responsabilidades com o Egbé (família).
Se as Casas de Axé respeitassem este detalhe não teríamos tantos problemas na religião com pessoas que desconhecem a liturgia e o sagrado da nossa cultura religiosa (desabafo meu, desculpe).
Por tanto, um abiaxé deve percorrer o mesmo caminho dos demais, ser inciado, aprender, dar obrigação de tempo e só depois ser um mais velho (egbomi). Abiaxé não deve
se valer dessa condição para ser um pulador de etapas ou furador de ronko....
Quem tomou obrigação foi a mãe! O eleda que recebeu adoxo e teve a abertura de bérin foi o da mãe!!!! O Irumolé da mãe é quem veio a publico gritar seu orukó!!!! A criança não!!!!

Tambem não existe adoxar o umbigo da mãe! Isso é Loucura.

FONTE : TVR USM

Um comentário:

  1. Concordo plenamente, perfeito esclarecimento tbm aprendir assim, vc está de parabéns 👏🏿👏🏿👏🏿

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