PÉ DE DANÇA ?

Ele já não devia Saber?
Existe muita confusão sobre este Assunto, as Pessoas chegam a duvidar dos Òrìsàs que não possuem Pé de Dança.
Entendam o que é realmente Pé de Dança!
Um bom exemplo é Òsòlúfán. Vocês acham que Òsòlúfán não têm Força para ficar emPé?
Que Ele é Fraco e Debilitado?
Òsòlúfán só se encurva para Respeitar nosso modo de Cultuá-lo. Ele sabe que a nossa Tradição Brasileira diz que Ele é Velho e Lento, e então Ele se Comporta assim por Respeito. Entendam também que se algum Òsòlúfán ficar com a coluna Ereta, logo vem o Zelador ou uma Ekedy que Sussurra para que Ele se curve, pois Òsòlúfán deve ser Representado Assim.
Na África não existe isso. Cada Òrìsà vêm da sua própria Maneira, o Òrìsà é quem Escolhe como Agir. Lá Sàngó pula e grita, aqui o fazemos Ele dançar em passos Ritmados.
Muitas Danças que temos no Candomblé Não são totalmente Africanas, e sim inventadas no Brasil.
O que traduz realmente o sentido do Pé de Dança é fazer o Òrìsà Yorubá se ajustar ao Candomblé Brasileiro.
Òsún na África dança livremente. Aqui nos dizemos a Ela que dance Ijexa, e somente Ijexa.
O que impede que Òsún dance um Opanijé? Nós. Nós a muitos Anos ditamos as Regras aos Òrìsàs.
Na África o Òrìsà abre os Olhos e Fala. Aqui nos fazemos Eles se Calarem e Cerrarem os Olhos.
Os Òrìsàs são tão Humildes que Aceitam nossos Costumes.
Mas nós não devíamos ficar "Formatando" os Òrìsàs em Padrões.
Aqui no Brasil Oyá têm que gritar Ilá. Mas e a pergunta: e se Oyá não quiser Gritar?
Se Ela não fizer, o Zelador irá até Ela e dirá "Toda Oyá grita no Ilá, então a Senhora também Deve Gritar".
E Ela Humildemente Gritará para atender as Tradições da Nossa Terra.
E assim continuamos Coreografando Nossos Deuses.
Isso parece Errado, não é?
Mas o que Realmente é Errado, é que quando vemos um Òrìsà que não é Padronizado, xoxamos.
Vi uma Incorporação de Ìyèmònjá em um vídeo gravado na Nigéria, onde ela Rodopiava e Gritava, e depois corria pela Aldeia.
Se alguma Ìyèmònjá se comportar assim aqui, nós certamente diremos "É EKÊ, É EGUN"!
Julgamos sem saber. Òrìsà é Natureza, e a Natureza não é Constante e sim Livre.
Mas no Brasil passamos a Exigir que os Espíritos da Natureza se tornem Bailarinos Treinados.
Ògún TÊM que cortar o Ar. Oyá TÊM que por as Mãos na Cintura. Obá TÊM que cobrir a Orelha. Os Òrìsàs TÊM que "virar" no Alujá.
Os Òrìsàs são tão Superiores que Atendem a esta nova Cultura chamada Candomblé sem queixar-se.
TEXTO : Babalorixa Luiz d'Ayra
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