AQUI É AONDE SE FALA EM ... - TVR USM

Breaking News

AQUI É AONDE SE FALA EM ...

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé 

Aqui é aonde se fala em...

Porque os sacerdotes falecidos de hojé não tem asésè ?

Essa é bem fácil responder...
O tema asésè geralmente causa temor nas pessoas,embora a palavra seja conhecida por sirrum Axexé que varia muito de nação para nação.

Vemos na atualidade que o ritual começa a cair no esquecimento,poucos que ainda sabem fazer cobram um preço astronômicos para fazer o ritual em lembrança ao morto.

A última obrigação deve ser aplicada as pessoas a qual tiveram seu santo feito a qual passou por todo o processo é veio a agariar posto dentro de sua casa de santo.
Coisas que na atualidade não existe... porque ninguém faz mais santo..se inicia numa mentira sem nascimento sem caminhos nem nascimento.


Pulam todo o contexto de um nascimento de uma vida digna espiritual.
A tal iniciação que são hojé, passa longe de ser Uma feitura com ritos completos a qual no falecimento dispensa até os rituais fúnebres.


Não se faz rituais fúnebres aqueles que não nasceram de verdade.


O asésè em sí apesar do calor da emoção, é uma cerimônia excencial para que se possa lembrar bem do falecido com cânticos e fundamentos próprio para o morto.


E se o morto em vida tiver sido um sacerdote exemplar um pai de seu axé depois de três anos, dependendo da necessidade poderar levar outra obrigação chamada de akum.
Sendo assim perpetuado como pai ancestral da casa.
Um lembrete para alguns que não entende.


As cerimônias fúnebres ocorre somente uma vez.pra ser claro o indivíduo morre somente uma vez, então não existe asésè de um ano de três de cinco de sete quatorze ou vinte um anos.


No meu entender ninguém despacha carrego que já fora despachado e não invoca ikú que já recebeu sua cerimônia.


Os iniciados de hoje não levam asésè porque são maus feitos, não nascem de verdade nem orunko tem de verdade, porque os supostos país e mães de santo, pesquisa uma besteirinha na internet é dão pro seu iniciado decorrar para falar na saída. 


Por isso quando morrem nem orunmila vem a reconhecer as obrigações vetando a cerimônia.lembre se você pode até pular degraus mais o chegar lá encima ,acontecerá somente para aqueles que veio no seu tempo conquistando o seu espaço dentro do seu direito de existir nessa vida e na outra também.


Por isso pense muito bem ,porque fazer o santo pode ser bem demorado na verdade,mais você terá a garantia de ser bem reconhecido ,que ao contrário de fazer uma iniciação que falta tudo que fará você cair no esquecimento.


Faça santo aprendam e exirja que você tenha nascimento... somente dessa forma você voltará seu nome no hall da vida.


FONTE : Babalorisa Luiz D' Ayrá 

Nenhum comentário