CANDOMBLÉ DE CABOCLO .
Falar de Caboclo, abre-se um imenso espaço para essa liturgia tão brasileira que se fundiu de uma forma Maravilhosa, a cultura Afro-Católica Ameríndia.
São eles seres puros, habitantes das matas, campinas, ravinas das caatingas do sertão mais árido. sua ligação com a Natureza nos traz essa forma tão simples e que tanto nos cativa.
Toda casa pulsa em vida em torno da liturgia que se processa na aquele dia, no dia em questão, todos os filhos agregam.
Todos os filhos se unem em torno desta promessa dessa perspectiva sermos acariciados com a benevolência por parte dos encantados, mais basicamente além das alafaia do dia-dia de cozinhar os elementos que são propiciatórios á caboclos as oferendas, uma das coisas de maior importância e que nenhuma forma litúrgica que aconteça em uma casa de candomblé poderá ser esquecido Exu, a Rua , a Estrada sem ele nada se faz é na verdade, o grande guardião da casa.
O candomblé de Caboclo, ele ofereceu a oportunidade do candomblé de orixá ter uma opção: mais uma opção; que opção está ? da participação de certos espíritos para dar consultas orientas as pessoas, de uma forma diferenciada do orixá e o que é mais importante , sem criar assim identificação com que seja a Umbanda.

Umbanda e Umbanda e Candomblé e Candomblé e o Candomblé de caboclo é aquela forma intermediaria entre o que seria de Umbanda e o de Candomblé a oportunidade de certas entidades, pudessem participar, conversar, dançar e cantar . Participar de uma forma mais intensa do que os Orixás.
Nos Inkisse mais referenciados nas casa de nação Angola é sem duvida Tempo, Kimdembu,Tembu. o santo que foi adotado pelos caboclos com grande respeito e também a bandeira que ele representa. Bandeira essa que tornou-se também a representação das casas de nação Angola.
Iça a bandeira de Tempo é uma forma de levar bem alto a simbologia, o respeito a esse Inkisse. a bandeira branca que para nós representa a paz , representa a união, representa de uma forma simples através de um pedaço de pano branco todo o desejo, todo o anseio de nós candomblecistas pela paz e pela irmandade em todo mundo.
A Percussão da nação de Angola é uma forma que caboclo encontrou para demostrar nesses ritmos do cabula,congo do barra-vento o desenvolvimento da sua musicalidade.
o desenvolvimento dos seus cânticos, cânticos criados por eles e que falam de elementos da natureza, elementos das matas e falar da simplicidade da vida do sertanejo do caboclo. Assim sendo esses cânticos são também voltados a uma forma de que através dessa musicalidade torne o ambiente propício para chegada deles para demostra sua alegria para demostrarem o entrosamento entre nois seres humanos.

Várias são as oferendas que são votivas, as comidas geralmente são em seu conteúdo de cereais de elementos simples tais como Raízes, Frutas coisas que se encontram tanto na ligação do caboclo, do Índio, quanto do sertanejo.
Quem são esses caboclos? esses caboclos em princípio é uma denominação que se dá aqueles nativos da terra, que seriam os índios mais acontece também nós sabemos que no candomblé de caboclo, incorporam entidades que eram os antigos vaqueiros, tropeiros do sertão e que usavam couro e cuidavam da boiada....
Cantando a sua brasilidade e respeito á pátria; é uma forma que caboclo demostra seu amor ao Brasil através de versos simples o faz com maestria ao saudar nossa Bandeira.
Ai está um pouco falando sobre o amado candomblé de caboclo .... amo muito essa energia que se chama Natureza ....
OKE CABOCLO......
XETO NAVIZALA COLINA CABOCLO.......
FONTE : TVR USM
Nenhum comentário