ÁGUA DO PISCINÃO DE RAMOS ESTÁ TURVA E ESCURA; LIXO NO ENTORNO CHAMA ATENÇÃO DE BANHISTAS - TVR USM

Breaking News

ÁGUA DO PISCINÃO DE RAMOS ESTÁ TURVA E ESCURA; LIXO NO ENTORNO CHAMA ATENÇÃO DE BANHISTAS

Amostra da água do piscinão é recolhida

Amostra da água do piscinão é recolhida Foto: BRENNO CARVALHO

RIO - O Piscinão de Ramos, uma das principais áreas de lazer da Zona Norte do Rio está rodeado de lixo e sua água, que já foi clara e transparência, está turva e escura. O abandono da área, que tem 25 mil metros quadrados e foi inaugurada em 2001, foi identificado após um sobrevoo realizado pelo biólogo Mario Moscatelli nesta quarta-feira.
— Essa água costumava ser cristalina. Parecia água do Caribe. Agora, a cor da água do Piscinão está pior do que a da Baía de Guanabara. Parece uma pasta de azeitona. Se a água não está sendo tratada, nem monitorada, pode ser um risco para a população. No último sobrevoo que fizemos, em junho de 2019, a água estava límpida - relatou Moscatelli.
Piscinão com água mais claras
Piscinão com água mais claras Foto: Arte

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) enviou uma equipe técnica ao local nesta quinta-feira para realizar uma vistoria e avaliar a qualidade da água. Cinco funcionários do órgão, entre eles, o engenheiro sanitário Rodrigo Bianchini, estiveram no piscinão fazendo coletas de amostras de água no fim da manhã. As amostras coletadas serão encaminhadas para análise em laboratório, segundo nota emitida pelo Inea.
Piscinão com água mais escura
Piscinão com água mais escura Foto: Arte
O órgão ressalta, no entanto, que o monitoramento da qualidade da água do Piscinão de Ramos é de responsabilidade da prefeitura, uma vez que o reservatório é artificial. Procurada, a Fundação Rio Águas, responsável pela manutenção da estação de tratamento do Piscinão, ainda não respondeu.
Nesta manhã, funcionários da DT Engenharia, responsável pela manutenção da estação de tratamento de água do piscinão, fizeram uma limpeza do lodo da água com vassouras levando tudo para o ponto de escoamento.

FONTE : extra.globo

Nenhum comentário