EU QUERIA SABER EM QUAL MOMENTO DEMONIZARAM O DENDÊ NO RITO DO BORÍ . - TVR USM

Breaking News

EU QUERIA SABER EM QUAL MOMENTO DEMONIZARAM O DENDÊ NO RITO DO BORÍ .

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Eu queria saber em qual momento demonizaram o dendê no rito do bọrí, desde quando dendê é ẹ̀ẹ̀wọ́ de ori??? Desde quando dendê esquenta alguma coisa, se na verdade é elemento apaziguador, assim como a bebida como o gin é ativador de energias positivas e a água elemento purificador? Desde quando o bọrí foi confundido com culto a Òṣàlá? Oxalá sim tem ẹ̀ẹ̀wọ́ de dendê até por questão de formação, mas ori, Ajala, Oduduwa, Òrúnmìlà entre outros nunca tiveram tabu nenhum a dendê e se ori tivesse tabu a dendê, todos nós que temos e somos filhos de ori estaríamos proibidos de consumir esse óleo vegetal, assim como é tabu pro povo de Òṣàlá, tanto o dendê como todos os produtos originários da palmeira.

Não é enquete, é apenas uma reflexão e minha opinião, dispenso comentários desnecessários e explicações estapafúrdias.


Ori conhece dendê assim como conhece ataare, elemento purificador do hálito, faz nossos pedidos benevolentes serem atendidos e libera o Bara, Èṣù interior de todo ser humano e que transmite o Àṣẹ através do hálito já purificado e a saliva.


Obì é tão somente uma semente que após devidamente consagrada, se presta a comunicação com o ori ou qualquer outra divindade, tbm é o dejejun do Òrìṣà, antes de qualquer grande obrigação que contenha comidas, secas ou não, se observa a vontade da divindade e dá o Obì pro santo, que de forma figurada é claro, faz salivar, abrir o apetite do Òrìṣà e que a oferenda seja aceitar. Com ori e o rito do bọrí não é diferente.


Ainda temos o ọtí (bebida) que tbm é um elemento importante e liberador de energia. Mas fica pra uma outra conversa.



FONTE : Júlio César

Nenhum comentário