MORRE PAI DARINHO, UM DOS MAIS RESPEITADOS TOCADORES DE ATABAQUE DA BAHIA
Alabê do Ilê Axé Opô Afonjá, Darinho tinha 72 anos e tocou para três gerações de mães de santo

Darinho era o mais antigo alabê do Afonjá (Foto: Dadá Jaques/CORREIO)
Conhecido no meio religioso do candomblé como pai Darinho, o alabê Hildário Costa, 72 anos, do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, morreu nessa terça-feira (7). Um dos mais respeitados tocadores de atabaque da Bahia, Darinho estava internado no Hospital Aristides Maltez para tratamento de um câncer de próstata e não resistiu a problemas renais.
Natural de Salvador, nascido em 1948, Darinho era o alabê (tocador de atabaque) mais antigo do Afonjá. Alcançou três gerações de mães de santo do terreiro. Começou a tocar o atabaque para os orixás ainda no tempo de Mãe Senhora e sua sucessora, Mãe Ondina. Também ajudou na iniciação religiosa de Mãe Stella de Oxóssi e de Balbino Balbino Daniel de Paula, o Obaràyí.
Pai Darinho deixou 11 filhos e a esposa, Mãe Zezé de Xangô Ogodô. Seu filho, Gerson José Santos Costa, conhecido como Bié, a partir de agora assume o cargo deixado pelo pai, com quem aprendeu as lições de invocar os encantados e agradá-los tocando e cantando nas festas no barracão. O sepultamento do corpo de Darinho está marcado para esta quarta-feira (8), às 11 horas, no cemitério Bosque da Paz.
FONTE : correio24horas
Nenhum comentário