QUAL É A COR DE OSOSSI ?

Cena do filme A Escrava Anastácia de 1990 - TV Manchete onde o adepto de Osoosi, Ode Biyi, encontra Oju Orun (Anastácia) no rio.
Uma das coisas que mais chama atenção na religião dos Orisa, seja no Brasil, em Cuba e até na Nigéria são as cores utilizadas para cada orisa.
Acerca disso, pude constatar que essas cores não só representam os orisa como também é uma proteção e interliga a natureza do orisa com a de seus adeptos.
Em terras iorubas, as cores usadas para um orisa pode variar de região para região e de família para família. Pois bem, tendo isso em mente podemos abordar melhor quais as cores utilizadas para Osoosi.
No Brasil, a cor mais utilizada para Osoosi é o azul-turquesa. Cor esta que representa a nobreza e a inteligência de Osoosi. E apesar dessa cor ser a mais utilizada nas casas de Candomblé no Brasil, não é a única. Há casas que utilizam a cor verde-floresta indicando a ligação de Osoosi com as florestas. E ainda há casas que preferem utilizar o azul e branco, indicando a nobreza, a inteligência e a pureza de Osoosi.
Em Cuba, utiliza-se a cor roxa para representar Osoosi em Santeria, mas é possível ver diversas representações de Osoosi na cor azul também, tal qual é feito no Brasil.
Na religião dos orisa na Nigéria, mais especificamente nas terras yorubas, a cor favorita de Osoosi é o vermelho. O vermelho, para os yorubas, simboliza a morte, a guerra, a caça, o poder e a força de vontade. Sendo Osoosi um orisa pupa (vermelho), tem esses aspectos citados como uma de suas principais características. Todavia, apesar da cor vermelha ser a cor favorita de Osoosi, muitas regiões e/ou famílias utilizam outras cores para Osoosi.
Em Ile-Ife utilizam o branco para Osoosi, pois, o mesmo é o guardião do templo de Obatala em Ile-Ife e devido a essa forte ligação com Obatala, não só de guardião de Obatala mas também de amigo de Obatala, Osoosi veste-se de branco e o seu ileke (fio de conta no Brasil) é o azul-royal com branco. Mas há também famílias em Ile-Ife que utilizam o azul-Royal ou o verde-escuro para Osoosi, abordado em um dos textos sobre Osoosi do babalawo Pele Obasa Obanifa Obatala de Ile-Ife.
Em Oyo, há famílias que utilizam o preto para Osoosi. Isso deve-se a forte ligação de Osoosi com Ogun, e em Oyo, muitas famílias utilizam a cor preta para Ogun, e como o mesmo é inseparável de Osoosi, a cor preta é utilizada para ambos. Segundo os nativos do local, a cor preta utilizada por Ogun e Osoosi serve para camuflá-los quando estão em suas caçadas ou em suas batalhas. O preto também é uma cor que indica morte, medo e fúria, e por conta disso é um símbolo de poder dos orisa da caça, Ogun e Osoosi.
Em Abeokuta há famílias que cultuam tanto no azul-royal, no preto ou no vermelho. Isso porque há diversas famílias de Ogun e Osoosi em Abeokuta, e cada família se identifica melhor com uma cor representativa. Em Ibadan, utiliza-se ou o preto ou o vermelho para Ogun e Osoosi, assim como as cores dos ileke Ogun e ileke Osoosi.
Mas então surge a pergunta:qual é a cor correta de Osoosi?
E eu respondo: todas essas citadas!
De fato, a cor favorita de Osoosi é o vermelho, assim como cita alguns de seus oriki e ijala-ode onde é falado que Osoosi se pinta de vermelho para ir à caça, ou que o maior prazer de Osoosi é a caça e que o mesmo se lambuza no sangue dos animais ao abate-los. Por lambuzar-se do sangue de suas presas, entenda-se que o sangue representa o poder de Osoosi, e que o mesmo se pinta com a cor vermelha como símbolo de poder e glória.
Entretanto, estas cores citadas também são válidas para Osoosi, pois são a forma como cada família e/ou região usam para representar Osoosi. Obviamente, há um fundamento na utilzação dessas cores para Osoosi nessas famílias e regiões abordadas, é preciso que se siga uma forma de culto e admite-se assim as características próprias do orisa para tal culto.
Eepaa Osoosi o, Osoosi Eepaa o!
FONTE : Odelobi Cristian Osoosi
Nenhum comentário