A IKÒDIDÉ, SÍMBOLO DO PROCESSO INICIÁTICO, VEM A CONFIRMAR A INICIAÇÃO, PODEMOS ENCARÁ-LA COMO SÍMBOLO DA REALEZA.
Dentre os meus poucos conhecimentos, não há nenhum tipo de "pena" usado em substituição à EKODIDE, ou Ikòdidé: (pena de papagaio Odide] e, tampouco outra pena que tenha o mesmo significado litúrgico que a Ikodide, sendo que a mesma não exige estar acompanhada de outro tipo de "pena" para desempenhar sua função. O que já não é o caso da pena vermelha (Aluko, pena de galo das Campinas), e da verde (Agbe, pena de cuco), pois sempre são usadas em conjunto.
A ekodide, símbolo do processo iniciático, vem a confirmar a iniciação, podemos encará-la como símbolo da realeza.
Agbe = Atrai a sorte e tudo de necessário para a vida do ser. (pena de cuco)
Alóko = Usa-se em parceria com Agbe, cria condições favoráveis para que a pessoa encontre seu caminho. (pena de galo das Campinas)
Agbe e Aluko são muito usadas em diversas magias para atrair a sorte (awure), participam no processo iniciático em banhos que serão aplicados ao neófito e, no Osu que o elegun irá carregar. Também são colocadas em assentamentos de determinados Orisas, assim como LEKELEKE [penas brancas, pena de garça)) empregadas em assentamentos de Obatala, Awodi (penas de falcão) e etc.
A cantiga:
Agbè lo laró Ki raun aro
Alukò lo lósùn Ki raun osùn
Lékeléke ki lo léfun Ki raun efun
Emi ni yio léke òta mi o
Agbé tem penas azuis, Que nunca lhe falte o azul
Alukò possui penas vermelhas, Que nunca lhe falte o vermelho
Lékeléke tem as penas brancas, Que nunca lhe falte o branco
Que eu fique acima de meus inimigos
Outra versão:
Agbe ló l’aro, ni rárà o kò l’aro…
Àlùkò ló l’ósùn, ni rárà o kò l’ósùn…
Leke-leke ló l’efun, ni rárà o kò l’efun…
Emi ni yio léke òta mi o
Agbè que colhe azul (wají) dificilmente ficará sem azul (wají)
Àlùkò que colhe osun dificilmente ficará sem osun
Leke-leke que colhe efum dificilmente ficará sem efum
Que eu fique acima de meus inimigos
Que eu fique acima de meus inimigos
Essa cantiga (que era uma das preferidas de Mãe Senhora) costuma ser associada à Osun, orixá que por excelência rege a maternidade e o nascimento. Osun foi a primeira a realizar a iniciação de um iyawo, pintando seu corpo com diversos elementos retirados da natureza: Osùn (de cor vermelha), wàji (de cor azul) e efun (de cor branca). Cada cor é revestida de um simbolismo, que revela o que se deseja para o novo iniciado: o vermelho indica boas notícias, o azul a bondade e o branco a paz.
Fonte: Jardim do Fogo Sagrado
Nenhum comentário