A IKÒDIDÉ, SÍMBOLO DO PROCESSO INICIÁTICO, VEM A CONFIRMAR A INICIAÇÃO, PODEMOS ENCARÁ-LA COMO SÍMBOLO DA REALEZA. - TVR USM

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A IKÒDIDÉ, SÍMBOLO DO PROCESSO INICIÁTICO, VEM A CONFIRMAR A INICIAÇÃO, PODEMOS ENCARÁ-LA COMO SÍMBOLO DA REALEZA.

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Dentre os meus poucos conhecimentos, não há nenhum tipo de "pena" usado em substituição à EKODIDE, ou Ikòdidé: (pena de papagaio Odide] e, tampouco outra pena que tenha o mesmo significado litúrgico que a Ikodide, sendo que a mesma não exige estar acompanhada de outro tipo de "pena" para desempenhar sua função. O que já não é o caso da pena vermelha (Aluko, pena de galo das Campinas), e da verde (Agbe, pena de cuco), pois sempre são usadas em conjunto.

A ekodide, símbolo do processo iniciático, vem a confirmar a iniciação, podemos encará-la como símbolo da realeza.

Agbe = Atrai a sorte e tudo de necessário para a vida do ser. (pena de cuco)
Alóko = Usa-se em parceria com Agbe, cria condições favoráveis para que a pessoa encontre seu caminho. (pena de galo das Campinas)
Agbe e Aluko são muito usadas em diversas magias para atrair a sorte (awure), participam no processo iniciático em banhos que serão aplicados ao neófito e, no Osu que o elegun irá carregar. Também são colocadas em assentamentos de determinados Orisas, assim como LEKELEKE [penas brancas, pena de garça)) empregadas em assentamentos de Obatala, Awodi (penas de falcão) e etc.

A cantiga:

Agbè lo laró Ki raun aro
Alukò lo lósùn Ki raun osùn
Lékeléke ki lo léfun Ki raun efun
Emi ni yio léke òta mi o
Agbé tem penas azuis, Que nunca lhe falte o azul
Alukò possui penas vermelhas, Que nunca lhe falte o vermelho
Lékeléke tem as penas brancas, Que nunca lhe falte o branco
Que eu fique acima de meus inimigos
Outra versão:
Agbe ló l’aro, ni rárà o kò l’aro…
Àlùkò ló l’ósùn, ni rárà o kò l’ósùn…
Leke-leke ló l’efun, ni rárà o kò l’efun…
Emi ni yio léke òta mi o
Agbè que colhe azul (wají) dificilmente ficará sem azul (wají)
Àlùkò que colhe osun dificilmente ficará sem osun
Leke-leke que colhe efum dificilmente ficará sem efum
Que eu fique acima de meus inimigos

Essa cantiga (que era uma das preferidas de Mãe Senhora) costuma ser associada à Osun, orixá que por excelência rege a maternidade e o nascimento. Osun foi a primeira a realizar a iniciação de um iyawo, pintando seu corpo com diversos elementos retirados da natureza: Osùn (de cor vermelha), wàji (de cor azul) e efun (de cor branca). Cada cor é revestida de um simbolismo, que revela o que se deseja para o novo iniciado: o vermelho indica boas notícias, o azul a bondade e o branco a paz.


Fonte: Jardim do Fogo Sagrado

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