SAÍDA DE MUZENZAS NA NZO KEUAME D'UIZZAME - N'DANJI TUMBA JUNÇARA. PARATY - RIO DE JANEIRO . - TVR USM

Breaking News

SAÍDA DE MUZENZAS NA NZO KEUAME D'UIZZAME - N'DANJI TUMBA JUNÇARA. PARATY - RIO DE JANEIRO .




Saída de muzenzas na NZO KEUAME D'UIZZAME - N'DANJI TUMBA JUNÇARA.
Paraty - Rio de Janeiro .


Nvunji – A Protetora dos Gêmeos

Nkisi Nvunji é uma energia aquática encontrada na região de Luanda entre os Ambundu, uma energia muito próxima das mulheres, principalmente por ser solicitada para fertilizar as que têm problemas com o ciclo menstrual e não conseguem engravidar facilmente. Nvunji é um Nkisi que está ligada a gravidez e partos anormais juntamente com outros Nkisi e espíritos como Jingongo, Kianda, Musunda, Hebu, Luangu, Kisanga e Lemba. Cada um desses tem uma função importante dependendo do caso do paciente.

É uma energia aquática, que surgiu de uma lagoa atráves da água Nvunji, consegue manifestar-se no útero, desde o período fértil da mulher, quando ocorre a ausência da menstruação, até o nascimento da última criança referente a esse caso. No ventre materno, Nvunji fica dentro da bolsa d'água protegendo o feto em seu ciclo de formação, assim o acompanhando até o nascimento, fazendo com que a criança nasça com uma saúde plena sem complicações no parto.

Nvunji é a protetora dos gêmeos, tem a função de trazer eles ao mundo, após o nascimento, o Nkisi estará sempre próximo aos recém-nascidos. Os gêmeos são a maior representação de que a ação de Nvunji foi presente naquela família, assim podendo trazer ao mundo outras gerações de gêmeos.

Os Gêmeos gerados por Nvunji e seus auxiliadores Luangu e Kisanga, ao nascer, dão ao primeiro gêmeo o nome de Kakulu e ao segundo, Kabasa, sejam quais forem os sexos de ambos. Para os povos Luandenses, o gêmeo é tido como uma obra divina vinda de Nzambi, é algo extraordinário que não ocorre todo tempo.

Kakulu e Kabasa após o nascimento fica sob proteção de Nvunji, ambos carregam seu amuleto que é chamado Musanga ua Nvunji, um colar feito de miçangas coloridas na seguinte sequência: três brancas, três vermelhas e três pretas. Este colar é também utilizado como um sinal de prosperidade e proteção.

Nvunji tem algumas formas de manifestações, que influencia no aspecto mediúnico e no aspecto fisiológico, essas manifestações peculiares são chamadas de Vunjidade, os tipos de manifestações são:

Nvunji Iovale - manifestação congênita, que ocorre não só no ventre materno, mas pode acompanhar o indivíduo ao longo de toda sua vida.

Nvunji ia Ukamba - manifestação por simpatia, que ocorre depois do nascimento de uma forma suave.

Em alguns casos manifestações de Nvunji advém de uma lamúria, e conforme o caso, o adivinho consulta para saber qual vunjidade pode resultar:

Nvunji ia Kazola - Nvunji da Afeição. Denominação que o Nkisi Nvunji toma, quando manifestado por afeição.
Nvunji ia Muiji - Nvunji da Geração. Denominação que o Nkisi Nvunji toma quando manifestado por hereditariedade.

Nvunji ia Kituxi - Nvunji do Crime. Denominação que o Nkisi Nvunji toma quando manifestado por um crime, outrora praticado por um antepassado do paciente, na pessoa de fiel a essa entidade.

A justiça ligada a Nvunji ocorre de forma específica, esse Nkisi age dessa forma quando um indivíduo ou uma família é atacado de forma injusta, ou quando alguém comete um crime.

Na sua forma de punir, esse Nkisi traz às pessoas condenadas, enfermidades, o mais comum é anemia, o enfraquecimento das vistas, tosse seca e hidropisia, que ocorre com menos frequência.

No Candomblé de Angola

Nkisi Nvunji é feminino e está diretamente ligada a feminilidade, menstruação, fecundação, ao feto, a criança e ao adolescente. Esse Nkisi age como protetora da mulher quando ela engravida até o nascimento do bebê, após esse momento ela passa a acompanhar a criança pela inocência e fragilidade no mundo em que acabara de chegar.

Também aqui nas terras brasileiras, o Nkisi Nvunji é responsável pela justiça mundana, ela faz julgamentos diante do caráter e ação do ser humano, sua justiça é sempre de acordo com a ação do ser humano com o seu próximo, isso faz com que nós do Candomblé de Angola pensemos melhor antes de qualquer ação contra alguém.

Nvunji é a protetora dos gêmeos, em seus cânticos eles são citados inúmeras vezes, sempre exaltando a ação da chegada dos gêmeos ao mundo e para sua aldeia, que é uma dádiva dada por esse Nkisi, Nvunji é um Nkisi extremamente sério, também raro de ser iniciada, mas muito cultuada pelo Candomblé por ser responsável não apenas pelos gêmeos, mas também pelas crianças que são o futuro do culto.

O Sincretismo

Nvunji é sincretizada com Ibeiji, Divindade gêmea dos Yorubás, ambos são responsáveis e protetores dos gêmeos, Nvunji para os Angoleiros e Ibeiji para os Ketu, tem particularidades em seu culto, porém nenhuma semelhança.Com o sincretismo e com o tempo Nvunji passou a ser vista de modo equivocada: Nvunji não é gêmea com outro Nkisi, não tem dois sexos, não é um Nkisi infantil e também é erroneamente cultuada como os Erês e Kafioto, entidades infantis que são extremamente importantes para o Candomblé.

É importante conscientizar-se de que Nvunji é Nkisi e que Ibeiji é Orixá, cada um é extremamente importante para seu povo e cada um tem seu valor dentro do espaço sagrado que são cultuados.

Salve a nação Angola 👏


Kíua Nvunji🙏🙏❤️🍃


Nenhum comentário