MORRE AOS 95 ANOS MÃE AMARA DE XANGÔ AGANJÚ, SACERDOTISA DO CULTO AFRODESCENDENTE NAGÔ EGBÁ DO RECIFE - TVR USM

Breaking News

MORRE AOS 95 ANOS MÃE AMARA DE XANGÔ AGANJÚ, SACERDOTISA DO CULTO AFRODESCENDENTE NAGÔ EGBÁ DO RECIFE

Ela faleceu enquanto dormia, nesta quarta-feira (3). Além de ter dedicado 77 anos ao culto aos orixás, mantinha projetos sociais na capital pernambucana.



Morreu, nesta quarta-feira (3), a sacerdotisa do culto afrodescendente Nagô Egbá do Recife, Mãe Amara De Xangô Aganjú. De acordo com parentes, a religiosa, que tinha 95 anos, sendo 77 deles dedicados ao culto aos orixás, faleceu na capital pernambucana, enquanto dormia. Ela deixou seis filhos (veja vídeo acima).


Mãe Amara era líder de um dos mais conhecidos terreiros de Pernambuco. Ela fundou o Afoxé Oyá Alaxé e era mãe do terreiro Ilê Obá Aganjú Okoloyá. Matriarca da Rede das Mulheres de Terreiros de Pernambuco, desenvolvia projetos sociais nos bairros de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, e Iputinga, na Zona Oeste da cidade.

O enterro foi marcado para a manhã da quinta-feira (4), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife. Os familiares informaram que a cerimônia é realizada "seguindo todas as orientações de saúde, e prestará todas os rituais do secular e tradicional Culto Nagô do Recife".

"Mãe Amara se foi dormindo, de forma serena e tranquila, como uma mulher que passou sua vida toda muito bem cuidada, amada, da mesma forma que cuidou das suas filhas e filhos, netas e netos, bisnetas e bisnetos", disseram os integrantes do Terreiro de Mãe Amara, por meio de nota.


FONTE: G1

Nenhum comentário