BOLA PRETA, ORQUESTRA VOADORA E CÉU NA TERRA DIZEM QUE DESFILARIAM NO FERIADO DE TIRADENTES SE A PREFEITURA APOIAR - TVR USM

Breaking News

BOLA PRETA, ORQUESTRA VOADORA E CÉU NA TERRA DIZEM QUE DESFILARIAM NO FERIADO DE TIRADENTES SE A PREFEITURA APOIAR

 Com os desfiles das escolas de samba confirmados para o feriado de abril, alguns blocos de carnaval já se manifestaram a favor dos desfiles. Contudo, a prefeitura teria que oferecer o suporte necessário. Riotur diz que não tem 'tempo hábil' para organizar.

Cordão da Bola Preta levou 630 mil foliões ao Centro do Rio, segundo balanço da RioTur — Foto: Fernando Maia/RioTur

Os organizadores do Cordão da Bola Preta, da Orquestra Voadora, do Céu na Terra e do Quizomba disseram que estão prontos para colocarem seus blocos na rua durante o feriado de Tiradentes, entre os dias 21 e 24 de abril.


Animados com a confirmação dos desfiles das escolas de samba no Sambódromo, os organizadores afirmaram que estão preparados para organizar o carnaval de rua na cidade.


Contudo, para que a festa popular ocorra de forma organizada, a Prefeitura do Rio teria que autorizar os desfiles. Além disso, segundo os blocos, o poder público teria que oferecer a estrutura necessária para a folia.


Questionada pelo g1, a Riotur disse que não tem 'tempo hábil' para organizar carnaval de rua no feriado de Tiradentes.


Para Rodrigo Rezende, presidente da Liga Amigos do Zé Pereira, o tempo para organizar os desfiles é curto, mas a vontade dos organizadores de blocos é fazer a festa acontecer.


"A gente tem alguns blocos que se animariam a desfilar em abril sim, dependendo das condições, se tiver patrocínio e estrutura. Alguns exemplos são o Bola Preta, o Céu na Terra, o Quizomba e a Orquestra Voadora. Todos estão prontos para desfilar. A gente acha pouco provável que tenha tempo hábil pra organizar. Achamos bem difícil que tenha, mas estamos todos prontos", comentou Rodrigo Rezende.


Desfile da Orquestra Voadora no Aterro: bloco é um dos que estão com inscrições para oficinas abertas — Foto: Fernando Maia/Riotur


Os quatro blocos que confirmaram a vontade de desfilar são tradicionais no carnaval carioca e costumam arrastar muitos foliões em seus desfiles. O maior de todos, o Cordão da Bola Preta, atraiu 630 mil pessoas para as ruas do Centro em seu último desfile, em 2020.

Para que esses e outros blocos possam desfilar seria necessária uma estrutura de banheiros químicos, ambulâncias e seguranças, além da organização do trânsito e da limpeza das ruas.

Até a última atualização desta reportagem, a Prefeitura do Rio e a Riotur não responderam se autorizariam os desfiles durante o feriado de Tiradentes.

Sebastiana fora da festa

Nesta quinta-feira (10) mais cedo, a Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro do Rio (Sebastiana) anunciou que não vai colocar os 11 blocos que representa na rua este ano.

Diante da possibilidade de realizar as festas em abril, quando irão ocorrer os desfiles na Sapucaí, a liga prefere se preparar para o Carnaval de 2023.

Segundo a presidente da associação, Rita Fernandes, a cidade não teria estrutura para receber todos os 600 blocos oficiais durante os 4 dias do feriado de Tiradentes.

Carnaval de rua cancelado por conta da Covid

No dia 4 de janeiro desse ano, a Prefeitura do Rio decidiu que a cidade não teria carnaval de rua pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia. O cancelamento ocorreu depois de algumas reuniões do município com os organizadores de blocos.

A decisão foi bem aceita pelos blocos de rua, até mesmo porque na época a cidade enfrentava um aumento do número de casos de Covid, principalmente pela forte proliferação da variante ômicron.

Na ocasião, o prefeito Eduardo Paes (PSD) chegou a explicar que para a realização dos desfiles de rua, a cidade teria que organizar a festa com muita antecedência. O prefeito ainda lembrou que havia uma cobrança do patrocinador, que investiria quase R$ 40 milhões, para uma definição.

Segundo Paes, com o cenário da pandemia em janeiro, o aumento de casos e a transmissão comunitária da ômicron, a prefeitura se viu obrigada a cancelar a festa.


Escolas de samba em abril

Apesar do cancelamento do carnaval de rua, a Prefeitura decidiu manter os desfiles das escolas de samba na cidade.

No final do mês de janeiro, a Prefeitura do Rio decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do carnaval para o feriado de Tiradentes, em 21 de abril.

Na época, Paes também disse que a questão do carnaval de rua, que havia sido cancelado, ainda seria analisada.


FONTE : G1

Nenhum comentário