A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) divulgou nesta terça-feira (26), antes do início da abertura das notas do Grupo Especial, as punições por problemas nos desfiles.
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) divulgou nesta terça-feira (26), momentos antes do início da abertura das notas do Grupo Especial, que a Paraíso do Tuiuti perdeu 0,2 ponto e a Mocidade Independente de Padre Miguel perdeu 0,1 para a apuração das notas.
A punição da Tuiuti já era esperada pelos dirigentes da escola, visto que eles não cumpriram o tempo de desfile programado, ultrapassando os 70 minutos que teriam como limite para atravessarem a avenida.
A Paraíso do Tuiuti fechou seu desfile com 72 minutos, perdendo 0,1 ponto por cada minuto extra.
Já a punição da Mocidade aconteceu por ultrapassar o número máximo de alegorias permitidas. A escola teve um problema no carro abre alas, que vinha com dois veículos acoplados. Segundo a Liesa, a alegoria se separou antes do final do desfile e por isso a escola perdeu 0,1 ponto.
De acordo com o regulamento, cada escola só poderia trazer 6 alegorias para sua apresentação.
Punição por nudez será analisada
Além da punição por conta do tempo de desfile, a Liesa poderá tirar mais pontos da Paraíso do Tuiuti pela suposta nudez de uma integrante da escola.
O recurso para a punição da agremiação da Zona Norte foi apresentado pela São Clemente. E segundo o diretor de Marketing da Liesa, Gabriel David, recurso só será analisado pelo setor jurídico após a apuração.
A princesa da Tuiuti, Mayara Lima, teve um problema em parte da fantasia. A USM, na noite de sábado (23), ela negou que tenha ficado com a genitália desnuda durante o desfile da escola. Disse que teve um problema logo no início, mas que foi rapidamente resolvido com uma “calcinha marrom”.
A fantasia teve um probleminha na hora, mas eu sempre trago algumas coisas para suprir o problema que causou. Na hora, eu sambei e minha roupa arrebentou. Mas eu trouxe uma calcinha e coloquei e deu tudo certo no final. Foi uma calcinha marrom que eu coloquei”, afirmou Mayara Lima.
Ordem da apuração
O quesito Evolução será o primeiro critério de desempate da apuração das notas do Grupo Especial do Rio de Janeiro.
O quesito julga o andamento do desfile e a uniformidade das alas. Jurados são instruídos a tirar pontos quando a escola acelera muito ou quando se formam buracos ou clarões.
A ordem de leitura dos quesitos foi sorteada no início da tarde desta terça-feira (26). A USM transmite a apuração a partir das 16h.
Pelo regulamento da Liesa, o último quesito lido é o primeiro a ser considerado no desempate.
Veja a ordem da abertura dos envelopes:
Fantasias
Harmonia
Comissão de frente
Samba-enredo
Bateria
Alegorias e adereços
Enredo
Mestre-sala e porta-bandeira
Evolução
Nenhum comentário