RJ - WANDER PIRES DENUNCIA ATAQUE MOTIVADO POR RACISMO RELIGIOSO
Intolerância. O cantor Wander Pires, intérprete oficial da atual campeã do Carnaval carioca, a Unidos do Viradouro, usou suas redes sociais para denunciar ter sido vítima de racismo religioso.
Segundo ele, as ofensas foram motivadas após a postagem de vídeos em que ele canta pontos de Malunguinho – entidade que será homenageada no enredo da escola este ano.
“Estou sendo alvo de preconceito religioso após os vídeos cantando os pontos de Malunguinho repercutir, esse é só um dos vários comentários que recebi, me entristece demais”, escreveu no X, antigo Twitter, com o print de uma das ofensas:
Racismo religioso é um conjunto de práticas violentas que expressam a discriminação e o ódio pelos povos de terreiros e comunidades tradicionais de religiões de matriz africana e seus adeptos, assim como pelos territórios sagrados, tradições e culturas afro-brasileiras.
O termo “intolerância religiosa” não é mais considerado suficiente para descrever esse conjunto de violências, que na verdade são mais uma faceta do racismo estrutural no país.
Números do racismo religioso
2022 (Jan-Nov): 1.072 denúncias
2021: 1.017 denúncias
2020: 827 denúncias
Fonte: Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania
Entre 2020 e 2022 houve um aumento de 45% na quantidade de denúncias. Este tipo de violência é subnotificado, em razão de muitas pessoas desistirem da denúncias pela impunidade vivida em outras situações.
Nenhum comentário