“CAMINHOS ABERTOS NA MÃO DE IFÁ”: TUIUTI ABRE A ÚLTIMA NOITE COM O AXÉ DE CUBA - TVR USM

Breaking News

“CAMINHOS ABERTOS NA MÃO DE IFÁ”: TUIUTI ABRE A ÚLTIMA NOITE COM O AXÉ DE CUBA

 


Sob as bênçãos de Eleguá e a voz potente de Pixulé, a escola de São Cristóvão uniu Brasil e Caribe em um ritual para “vencer a dor” na Sapucaí.

Paraíso do Tuiuti abriu a última noite de desfiles do Grupo Especial no Carnaval 2026 com o vigor de quem conhece os “segredos do Reino de Olokun“. Sob a batuta criativa de Jack Vasconcelos, a agremiação apresentou o enredo “Lonã Ifá Lukumi”, uma jornada espiritual que conectou o Ifá Cubano às raízes brasileiras. A Sapucaí se transformou em um imenso “Ilê dos Orixás”, onde a “rama do Caribe se expandiu no verde e amarelo do Brasil” através das cordas do opelê e do oponifá.


O desfile foi um manifesto de resistência. A narrativa de Jack Vasconcelos mostrou como o “negro iniciado” rompeu “grilhões de morte e medo” para se tornar o primeiro Babalaô da ilha.

No asfalto, a escola provou que “a moenda não pode mais moer” a fé Lukumí, trazendo a “lâmina sagrada de Ogum” e a proteção de Eleguá para “asfaltar” o caminho da vitória.





A comunidade respondeu à altura, sentada simbolicamente à “esteira de um Babalaô”, entoando com força o mantra “Iboru Iboya Ibosheshe”. O Tuiuti encerrou sua passagem provando que “o ebó vence a dor” e que, quando o “Tuiuti canta”, o mundo entende que a ancestralidade é o mapa que guia nosso Ori.






Nenhum comentário