IMPÉRIO SERRANO FAZ DESFILE GRANDIOSO E EXALTA A “ESCREVIVÊNCIA” DE CONCEIÇÃO EVARISTO - TVR USM

Breaking News

IMPÉRIO SERRANO FAZ DESFILE GRANDIOSO E EXALTA A “ESCREVIVÊNCIA” DE CONCEIÇÃO EVARISTO

 

Quarta agremiação a desfilar na 2ª noite da Série Ouro, a escola de Madureira emocionou a Sapucaí com uma narrativa potente sobre resistência e literatura negra.

Império Serrano transformou a Marquês de Sapucaí em um imenso livro de memórias e resistência na madrugada deste domingo (15). Sendo a quarta escola a desfilar pela Série Ouro, o Reizinho de Madureira apresentou uma das homenagens mais aguardadas do ano: a trajetória da escritora Conceição Evaristo, uma das vozes mais fundamentais da literatura brasileira contemporânea.




Inspirado no conceito de “escrevivência” — termo cunhado pela autora para definir a escrita que brota das experiências vividas por mulheres negras —, o desfile, assinado pelo carnavalesco Renato Esteves, foi simbolizado pela força da flor do mulungu. A narrativa poética costurou a ancestralidade com o cotidiano das periferias, elevando a voz de quem, por muito tempo, foi silenciado pela história oficial.


A comunidade de Madureira deu um show de dignidade e garra, entoando o samba com um vigor que arrepiou o público nas arquibancadas. Com um conjunto plástico impactante e uma harmonia impecável, o Império Serrano deixou a passarela reafirmando sua vocação para contar histórias brasileiras essenciais. A apresentação sólida e emocionante coloca a escola como uma das fortíssimas candidatas a marcar época e disputar o retorno ao Grupo Especial em 2026.

Nenhum comentário