O MÀRÌWÒ ( IGI ÒPÈ ) É A FOLHA DO DENDEZEIRO QUE PARA O CANDOMBLÉ E UMA PLANTA SAGRADA.

Foto : augusto_js_araujo
O Màrìwò é encontrado nas portas e nas janelas do terreiro para proteção e para identificar como espaço sagrado é assim Ogum não atacara na sua Ira e também no assentamento e nas vestes do orixá Ogún e de Oyá Igbalé.
Segundo a mitologia do candomblé, a função do Màrìwò é proteger e espantar as energias negativas de espíritos perturbadores, tendo também esta função, a Orixá Oyá Igbalé (mais conhecida como Yansã do Balé), a divindade que preside sobre os Eguns, carrega-o também sobre as suas vestes.
É importante lembrarmos que o Màrìwò protege contra a entrada de eguns nas casas de Axé.
O Màrìwò deve ser colido pela manhã por homens de preferencia o Assogun da casa, tem que ser retirado com um facão do assentamento do Ogum do portão depois de pedir Agô a Ossain o sr. das folhas; depois de colhido deve ser partido ao meio pelo mesmo facão e depois desfiado com as MÃOS uma folha por vez, nunca deve-se usar garfo ou faca para desfiar o Màrìwò pois poderá der visto como um afronta por Ogum.
O Mariwo está ligado a Ogun assim como Ogun está ligado ao culto das árvores.
Entretanto a árvore do qual se extrai o mariwo, o dendezeiro (Elaeis guineensis) pertence aos orixás da Criação, chamados Funfun, pois a cor branca é uma de suas principais insígnias. O Igi òpè, nome iorubano do dendezeiro, é uma árvore primordial. Já existia quando Obatalá e Oduduwa iniciaram a missão de criar o Aye (Terra), na verdade o igi òpè guarda consigo a essência desses orixás. Por isso era vetado a Obatalá beber do seu sumo, pois estaria bebendo o próprio sangue.
FONTE : Autor desconhecido
Nenhum comentário